Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista – Saúde pública sem UTI

ALVINHO VERDETemos quase que constantemente denunciado a situação caótica que passa a saúde pública do nosso Estado. Em Salgueiro, cidade para onde convergem doentes de uma vasta região, inclusive do vizinho Estado da Bahia, o Hospital Regional Inácio de Sá desempenha um bom trabalho através de seus servidores, mas lhe falta condições para atendimento da grande demanda que ocorre a todo instante.

Não possui sequer o Hospital uma UTI, as poucas, diante da grande demanda, estão localizadas no Pronto Socorro São Francisco mediante convênio com o Estado, mas este vem sistematicamente atrasando os repasses, pondo em risco a continuidade do atendimento.

Morte anunciada!

No início deste mês uma senhora de 74 anos foi internada no Hospital de Salgueiro, oportunidade em que os médicos diagnosticando a gravidade de seu quadro, através da Senha 193182762, solicitaram uma UTI com infectologista. Essa senhora permaneceu por 10 dias naquela Unidade Pública de Saúde, na Sala Vermelha, mediante os argumentos de que não tinha UTI para esse caso em Recife, até que foi a óbito.

Não é pra menos a revolta da família de todos, não com os profissionais da área médica que têm feito das tripas o coração para atenderem aos pacientes, mas, com o descaso do Poder Público que fica empurrando com a barriga os problemas até que seja tarde, como aconteceu com essa pessoa. Fica o alerta para que casos idênticos não voltem a acontecer.

Escrito por Alvinho Patriota