Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Personagem (edição XV)

personagem

targinoO município de Salgueiro definitivamente é um lugar repleto de grandes talentos. A pessoa que destacaremos hoje no quadro “Personagem” é um exemplo vivo desta afirmação.

Targino Gondim nasceu em Salgueiro em ano e dia descartáveis para esta homenagem. Ainda bebê, aos dois anos de idade, mudou-se junto com toda a família para Juazeiro da Bahia, cidade vizinha de Petrolina em Pernambuco. Filho caçula dentre dez irmãos, aos doze anos de idade aprendeu com pai a arte de tocar sanfona. Seu pai tinha sido lecionado no instrumento por Eugênio Gonzaga, irmão adotivo de Luiz Gonzaga. Em troca pelas aulas de sanfona, o pai de Targino Gondim dava aulas de volante ao irmão do Rei do Baião. Quando tomou gosto pela sanfona, Targino Gondim passou a tocar músicas de Luiz Gonzaga pelas festas de vários bairros de Juazeiro da Bahia. Surgia então o Sanfoneiro de Ouro, nascido em Salgueiro.

No ano de 1996 Targino gravou seu primeiro CD intitulado “Baião de Novo”, mas foi com a música “Esperando na janela”, regravada na voz de Gilberto Gil, que o artista em destaque ficou nacionalmente conhecido. A música virou hit nacional e uma parceria entre Gilberto Gil e Targino Gondim foi inevitável. Com a parceria formada, Targino participou de um show de Gilberto no Rock in Rio Brasil, e ainda apareceu em vários programas televisivos. “Esperando na janela” ganhou o título de “Melhor Canção Latino-Americana” no Grammy Latino de 2002 e ainda foi considerada pela Ecad um dos maiores clássicos juninos, ao lado de “Pula a fogueira” e “Asa Branca”.

Apesar de ter deixado Salgueiro ainda bebê, Targino Gondim não esqueceu de sua cidade natal, já se tornou peça indispensável nos festejos juninos realizados todos os anos em nosso município.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Personagem (edição XV)