Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Personagem (edição VI)

toinhaNossa homenageada da semana é a senhora Antonia Pires da Cruz Barros e Silva, conhecida como dona Toinha Pires, filha do casal José da Luz Barros e Izaura Pires de Carvalho Barros. Professora desde 1954, começou seus estudos na famosa Escola Stela Mares em Triunfo, vindo a concluir o curso na Escola Nossa Senhora do Patrocínio em Belém de São Francisco.

Toinha Pires é graduada em História na cidade do Recife; foi professora do Estado durante 28 anos; também lecionou na Escola Dom Malan durante 17 anos, onde por dois anos dirigiu aquela Unidade; coordenou por 10 anos a Escola Monteiro Lobato.

A homenageada foi a quarta vereadora eleita da história de Salgueiro, exercendo mandato de 1983 a 1988. Assumiu a Secretaria de Educação do Município, ocasião em que deixou sua marca na expansão do ensino, levando cerca de 20 escolas às comunidades que na época não tinham como estudar, pois não havia transporte público para os alunos, como ocorre atualmente.

Casada com o Sr. Odilon de Barros Alencar e Silva, Toinha Pires teve 10 filhos, dentre os quais 08 possuem curso superior (juiz, advogado, agrônomos e professores). O casal tem atualmente 22 netos e netas, além de uma bisneta.

Recentemente foi agraciada com o prêmio de reconhecimento pela luta em prol dos direitos humanos, voltados especialmente à causa da mulher – Medalha Lucila Angelim, comenda esta que se juntou a várias outras anteriormente lhe outorgadas.

Poetisa, autora da literatura de cordel “História de Salgueiro”; compôs o Hino da Escola Carlos Pena Filho; escreveu várias peças teatrais como “Luar do Sertão”; “o Retirante” e “História do Centenário de Salgueiro”, encenada no aniversário de 100 anos da cidade.

Dona Toinha Pires integra atualmente a Diretoria da APAE em Salgueiro, participando dessa tão importante Entidade desde a sua fundação há 19 anos.

Frase de Dona Toinha, por oportunidade da entrevista: “Tudo é belo quando se faz por amor”.

Por Alvinho Patriota