Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Olinda autoriza banho de mar, reabertura de restaurantes e aumento da capacidade de igrejas e templos

A partir desta sexta-feira (17), o banho de mar será liberado na orla de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com um decreto publicado nesta quinta-feira (16), pela prefeitura, também serão permitidos a reabertura de restaurantes, dos quiosques da praia, do comércio das tapioqueiras e o aumento da capacidade das igrejas e outros templos religiosos, de 30% para 50%. Praticar esportes individuais ou em grupos familiares também será permitido.

A reabertura dos restaurantes, em Olinda, ocorre três dias antes do que foi determinado pelo Plano de Convivência com a Covid-19 do governo do estado. De acordo com o documento estadual, os serviços de alimentação só poderiam retornar ao atendimento presencial na segunda-feira (20). O G1 questionou o governo do estado sobre a autonomia do município para essa reabertura e foi informado que, até o momento, o decreto estadual está em vigência e não há qualquer decisão formal sobre Olinda.

De acordo com o decreto da prefeitura de Olinda, o banho de mar e a prática de esportes na areia pode ocorrer até as 17h. No caso dos quiosques, ainda não será permitida a venda de bebidas alcoólicas. Nesta quinta-feira (16), voltou a ser permitido o banho de mar na orla do Recife, com uma série de recomendações de segurança.

Continua obrigatório o uso de máscaras nas áreas públicas, nas igrejas, no comércio e demais serviços e locais autorizados a funcionar, conforme decreto estadual que determina o uso da proteção em todos os ambientes externos.

No caso dos restaurantes, os estabelecimentos precisam adotar uma série de medidas, como distanciamento de, ao menos, 1,5 metro entre as mesas.

Fonte: G1PE