Número de jovens com caso grave da Covid-19 aumenta 165% entre fevereiro e março em PE

Em Pernambuco, o número de casos graves da Covid-19 em jovens que têm entre 20 e 39 anos cresceu 165%, no comparativo entre os meses de fevereiro e março de 2021.

No segundo mês do ano, o estado notificou 142 quadros graves da doença nessa faixa etária. No mês seguinte, 377 infectados pelo novo coronavírus desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) e analisados pela TV Globo e pelo G1. A quantidade de casos graves em março de 2021 é a maior desde julho de 2020, quando Pernambuco notificou 553 pessoas com esse diagnóstico.

O número de óbitos nessa faixa etária dos 20 aos 39 anos também subiu no estado. Segundo a base de dados da Seplag, 58 pessoas com essas idades morreram por Covid-19 em março de 2021 em Pernambuco, o que equivale a um aumento de 222% em relação a fevereiro de 2021, quando o estado teve 18 óbitos de vítimas com esse perfil.

A quantidade de jovens mortos devido à Covid-19 em março de 2021 é o maior desde o que foi registrado em junho de 2020, mês em que 70 pessoas nessa faixa etária faleceram por causa da doença.

Médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Bruno Ishigami declarou que o aumento dos números nessa faixa etária tem a ver com uma maior exposição dos jovens ao novo coronavírus.

“O que contribui bastante é o grau de exposição dessas pessoas. A população mais jovem se locomove mais, usa transporte público e aglomera, faz muita festa. Também existe um estudo muito preliminar que possivelmente associa essa incidência à variante brasileira, mas ainda não é nada concreto”, afirmou o médico.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *