DNOCS completa 101 anos de existência

dnocs-concursoFundado em 21 de outubro de 1909 através do Decreto nº 13687, editado pelo então presidente Nilo Peçanha, com o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), vindo a ser denominado posteriormente em 1919, de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), como é chamado desde 1945, é o órgão regional mais antigo no estudo da problemática da seca no semiárido.

De 1909 a 1959 foi praticamente a única autarquia governamental federal que trabalhou na execução de obras de engenharia na região. Construiu açudes, pontes, estradas, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso. Também implantou na região redes de energia elétrica e telegráficas, usinas hidrelétricas e até a criação da SUDENE foi o único órgão responsável por atender a população castigada pelas rigorosas secas.

O DNOCS tem por finalidade executar o beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações; Irrigação; Radicação da população em comunidades irrigadas ou em áreas especiais abrangidas por seus projetos e subsidiariamente trabalhar em outros assuntos que lhe sejam encarregados pelo Governo Federal, nos campos em cooperação com os municípios.

Neste dia 21 de outubro de 2010 o DNOCS está completando 101 anos de muito trabalho e ações em benefício da população habitante do semiárido. O órgão teve um grande crescimento nos últimos anos com a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inseriu o DNOCS em importantes obras, como construção de açudes, adutoras e implantação de projetos de irrigação.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

4 comentários sobre “DNOCS completa 101 anos de existência

  1. Alvinho Patriota

    É, o DNOCS foi muito importante para nosso Brasil, especialmente o nordeste. Porém, há muito tempo está inoperante, salvo engano com algumas ações restritas apenas ao Ceará, onde tem sua sede. Seus servidores não têm culpa se não lhes dão serviços, aliás, é o que mais querem no entanto, permanecem ociosos há anos…

  2. carlos alberto de souza

    e porque o queridinho de vcs não reativaram o que não presta foi fhc. vamos ser realista não vamos por o lado da paixao.

  3. Machado Freire

    O Dnocs teve um papel fundamental-como a Sudene (que Fernando Henrique e Marco Maciel acabasram) no desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Até mesmo durante o regime militar o Dnocs exercia um pepel razoável no tocante ao seu trabalho de indutor de ações contra as secas. Quando o pessoal do comando do PDS e PFL entendeu que o pais era uma proriedade privada deles, o Denocs foi sucateado. O mesmo aconteceu com a Rede Ferroviária Federal, que chegou a Salgueiro nos idos de 1962 durante o governo de João Goulart, que foi afastado da Presidência da República e morreu(de forma misteriosa) no exílio, no Uruguai.São essas coisas que a nossa juventude, principalmente do Sertão Central, precisa discutir para que amanhã não passe vexame quando precisar falar sobre a nossa história recente.
    Eu estou às ordens.

  4. Nataly

    Tenho orgulho de dizer que meu avô fez parte desse órgão. Participando de muitos trabalhos aqui no sertão. Parabéns ao DNOCS e aos seus funcionários, ativos e inativos.