Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

No adeus, Ronaldo chora pelo Corinthians e destaca Copa-2002

ronaldo-carreira-foto-rodrigo-vessoni_lanima20110214_0012_30A carreira de Ronaldo está encerrada. Aos 34 anos, o maior artilheiro de Copas do Mundo confirmou nesta segunda-feira, às lágrimas, sua aposentadoria dos gramados, pondo fim a uma das histórias mais vitoriosas do futebol.

Os 18 anos como jogador profissional foram marcados por conquistas, lesões e voltas por cima, e foram justamente as dores no corpo que o levaram a antecipar o fim da carreira, que estava marcado para o final de 2011.

“Essa carreira foi linda, maravilhosa, emocionante, com muitas derrotas, infinitas vitórias”, disse o jogador em entrevista coletiva no centro de treinamento do Corinthians, ao lado dos dois filhos mais velhos Ronald e Alex, vestidos com a camisa do Corinthians, e do presidente do clube, Andrés Sanchez.

“Estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem aqui do meu histórico de lesões… e essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira”, acrescentou.

Ronaldo agradeceu a companheiros, treinadores, patrocinadores, familiares, críticos e clubes pelos quais passou: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians.

Quando falou do time paulista, foi às lágrimas. O atacante pediu desculpas por não ter conseguido realizar o sonho de conquistar a Copa Libertadores, disse que vai continuar indo aos estádios para torcer pelo clube e que será uma espécie de “embaixador institucional” da equipe.

“A história aqui foi linda… Nunca vi uma torcida tão apaixonada, tão entregue a um time, e em alguns momentos essa cobrança por resultados faz da torcida um pouco agressiva,” disse ele, negando que a pressão após a saída da Copa Libertadores diante do Tolima tenha influenciado em sua decisão.

Em uma concorrida entrevista, Ronaldo disse que os dois principais momentos da carreira foram a conquista da Copa do Mundo com a seleção brasileira em 2002 e o fato de ter jogado no Corinthians. E os dois piores foram duas lesões gravíssimas no joelho.

Ele disse que a decisão de parar foi tomada na última quinta-feira e brincou que já estava até com saudades da concentração antes dos jogos, algo que ele sempre criticou.

“É muito duro você abandonar algo que te fez tão feliz, que você se doou tanto, que você tem tanto amor, e que poderia ainda seguir, porque mentalmente eu ainda quero muito”, disse.

“Mas também tenho que assumir algumas derrotas, e eu perdi para o meu corpo. Esse é o momento, farei outras coisas na minha vida, estarei ligado ao Corinthians para sempre”, disse ele, anunciando que vai se dedicar à sua empresa de marketing e à Fundação Criando Fenômenos, ainda a ser criada.

Fonte: Reuters

Um comentário sobre “No adeus, Ronaldo chora pelo Corinthians e destaca Copa-2002

  1. Bruno Rabelo

    Em algum momento esse dia iria chegar, é verdade
    A carreira termina para todos, não exclui celebridade
    Mais impactante por ser um dos maiores de todos os tempos
    E por ser recente, pudemos assisti-lo em inúmeros momentos

    Somos testemunhas oculares da história, privilegiados
    Tal qual contemporâneos de Pelé, que viram seu legado
    Muitos gols, quase 500, porém não tantos quanto o rei
    Mas mistura de técnica e potência: nem sei se ainda verei

    De uma velocidade e mudança brusca de direção
    De deixar adversários incapazes, nulos, sem solução
    Com tanto esforço e pressão, o corpo cobrou seu preço
    Joelhos estourados, cirurgias e sempre um novo recomeço

    Com tanto sofrimento, virou exemplo mundial de superação
    Em 18 anos de carreira, foram 3 somente em recuperação
    Em 2002, era dúvida, mas de Felipão recebeu convocação
    E na copa mostrou que ainda tinha muito poder de decisão

    Fenômeno, apelido bastante merecido, justo, condizente
    Ainda será lembrado pelas gerações que virão pela frente
    Disse o estrangeiro: “Que me desculpem os brasileiros,
    Mas Ronaldo não foi só de vocês, foi do mundo inteiro.”

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso