Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mulheres do Lago de Sobradinho são capacitadas para a criação de abelhas

00Curso_ApiculturaUm grupo de 30 moradoras dos municípios de Casa Nova, Remanso, Sobradinho, Pilão Arcado e Sento Sé, todos localizados no entorno do Lago de Sobradinho, na Bahia, foram capacitadas para a criação de abelhas e terminarão este ano prontas para iniciar a atividade.

A capacitação dessas mulheres foi feita através de cursos de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), oferecidos ao longo do ano pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O último curso acontece nesta quarta (16) e quinta-feira (17), no povoado do Sítio, em Sento Sé. Segundo a instrutora Eva Mônica Sarmento, professora da Univasf, esta é uma forma de valorizar as mulheres e incentivá-las a ter uma fonte de renda. Eva lembra que a criação de abelhas, seja com ou sem ferrão, não exige tanta força física e as mulheres têm condições de trabalhar nessa atividade.

Para que possam iniciar ou potencializar as atividades, cada uma das mulheres beneficiadas pelo projeto receberá 20 colmeias, 10 para abelhas sem ferrão e 10 para abelhas com ferrão, além de acessórios necessários como macacões, luvas, botas, fumegador, cera alveolada, suporte para colmeias, entre outros equipamentos. Em 2016 o grupo de mulheres participará de uma nova capacitação, dessa vez em criação de abelhas com ferrão (apicultura).

Da redação do Blog Alvinho Patriota