Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Mudas de umbu serão distribuídas para agricultores e gestores do Sertão pernambucano

Agricultores e gestores do Sertão pernambucano receberão mais de 700 mudas de umbu nessa quinta, 23, e sexta-feira, 24, num evento pedagógico e científico em Ibimirim. A distribuição ocorrerá durante um curso de formação sobre produção de umbu e seu beneficiamento, realizado pelo Laboratório de Mudanças do Clima do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com o Departamento de Bioquímica da UFPE e outras instituições, com financiamento do CNPq.

Ministrado pela professora da UFPE, Márcia Vanusa, e o gerente da Estação Experimental do IPA em Ibimirim, Antônio Carlos de Melo, o curso será realizado no IPA e no SERTA de Ibimirim. Ambos os docentes são estudiosos do umbu e integram a Rede Nacional de Pesquisadores – Ecolume. A organização recebe financiamento do CNPq para o desenvolvimento científico de novas práticas socioambientais, econômicas, educacionais e comunicacionais frente aos efeitos e impactos das mudanças climáticas no âmbito do Bioma Caatinga.

Em relação à entrega das mudas do umbu, o município de Afogados da Ingazeira é o principal beneficiado. “A cidade foi escolhida porque o prefeito José Patriota acolheu a nossa proposta e logo sugeriu fazer nascer uma floresta de Umbu no município, na Serra do Giz, uma Área de Proteção Ambiental e de Refúgio da Vida Silvestre. E, neste local, ainda há comunidades tradicionais”, destaca a meteorologista Francis Lacerda, pesquisadora do IPA e coordenadora do Ecolume.

A ideia é trabalhar as potencialidades nutricionais e farmacológicas da planta típica da Caatinga. Para a professora Vanusa, o poder público deveria estimular os usos medicinais e nutricionais da casca, folha e fruto do umbu, usados secularmente por comunidades quilombolas e indígenas na alimentação e como remédio. Nesse sentido, durante o curso ela explicará aos gestores e agricultores as potencialidades nutricionais da planta. Na oportunidade também será anunciado o início da produção de 1,5 mudas de umbu no IPA de Ibimirim.

Da redação do Blog Alvinho Patriota