Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF pede R$155 bi de Samarco, Vale, BHP, União e Estados

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública contra a Samarco, suas donas, Vale e BHP Billiton, a União e Estados na qual pede reparação de danos com valor estimado em 155 bilhões de reais devido ao rompimento de barragem em Minas Gerais.

A ação foi impetrada quase seis meses após a barragem da mineradora Samarco ter entrado em colapso na cidade de Mariana, liberando milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério que devastaram comunidades, mataram pelo menos 18 pessoas, deixaram centenas de desabrigados e poluíram o importante Rio Doce.

Anunciada nesta terça-feira, a medida foi tomada pela força-tarefa do MPF que investiga o rompimento, formada por equipes em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O colapso da barragem foi considerado por autoridades brasileiras o pior desastre ambiental da história do Brasil.

O valor de 155 bilhões de reais, ainda estimado, segundo o MPF, foi calculado com base nos custos de reparação provocados pelo grande vazamento de petróleo da petroleira BP no Golfo do México, em 2010, e terá como objetivo reparar integralmente os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo rompimento.

Fonte: EXAME