Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público alerta responsáveis por campanhas em Custódia sobre práticas proibidas na eleição

Por meio do promotor de Justiça Tiago Meira de Souza, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos candidatos, partidos e demais responsáveis por campanhas em Custódia que evitem praticar condutas proibidas pela legislação eleitoral. A promotoria também orientou os órgãos policiais e outras forças de segurança pública a tomarem conhecimento das principais atitudes vedadas pela lei, para que atuem com intuito de restringir tais ações.

Entre as práticas proibidas estão: derrame de material de propagandas nos locais de votação; oferecimento de dinheiro ou bens de vantagens aos eleitores; distribuição de material de campanha e, eventualmente, uso de veículos equipamentos com aparelhos de som; transporte de veículos que não estejam a serviço da Justiça Eleitoral, não se tratem de coletivos de linhas regulares, não sejam de aluguel sem finalidade eleitoral e que não sejam particulares conduzidos por familiares.

Ademais, é proibida na campanha e no dia da votação, a confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. No dia 7 de outubro, também não será permitia a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como instrumentos de propaganda (bandeiras, broches, dísticos e adesivos), de modo a caracterizar manifestação coletiva.

É autorizada somente a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota