Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério pretende usar fontes de energias renováveis para reduzir custos da Transposição do Rio São Francisco

O Ministério da Integração Nacional e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) se dedicam a estudos de viabilidade para o uso de fontes de energias renováveis (solar, eólica ou hídrica) no Projeto de Integração do Rio São Francisco. A finalidade é reduzir o consumo de energia elétrica do sistema, que corresponde a cerca de 80% dos custos de operação do empreendimento, e diminuir a poluição.

Segundo o Ministério da Integração, estão em análise as tendências de mercado em energias renováveis e o levantamento dos aspectos técnicos da região de implantação, como geologia, acesso, restrições ambientes, hidrografia e clima. Ainda serão considerados os custos de investimento e operação das novas tecnologias.

As equipes estudam a geração de energia solar sobre espelho d´água, cobrindo parte dos canais. Atualmente esse método está em uso em outros locais do mundo e possibilita que a evaporação seja muito diminuída, já que os painéis bloqueiam a radiação solar.

Os grupos de análise produziram até o momento dois relatórios de diagnóstico preliminar, incluindo plano de trabalho e observação do cenário. Os trabalhos resultarão em um documento final apresentando todas as alternativas e exploração dos recursos energéticos renováveis e viabilidade técnica.

Da redação do Blog Alvinho Patriota