Vida FM Salgueiro FM

Ministério da Integração conclui escavação de túnel que levará água do Rio São Francisco ao Ceará

Nessa terça-feira, 10, o Ministério da Integração Nacional (MI) concluiu a escavação do túnel Milagres, que faz parte da estrutura do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, na divisa entre Salgueiro-PE e Penaforte-CE. Em comunicado enviado à imprensa, o MI informou que as águas do Rio São Francisco devem atravessar o túnel e chegar ao Ceará até setembro deste ano.

Agora as equipes técnicas trabalham nos serviços finais do túnel, que possui 1 km de extensão e nove metros de diâmetro. Os trabalhos contemplam piso e acabamento interno das paredes. O cronograma prevê a chegada dos recursos hídricos ao território cearense daqui a dois meses. A água já avança por 80 km de canais no Eixo Norte, até a terceira estação de bombeamento (EBI-3), no município de Salgueiro.

Para acelerar os trabalhos, mais mil de operários foram contratados pelo consórcio Ferreira Guedes – Toniolo, Busnello, que assumiu a obra em maio deste ano no lugar da EMSA. Algumas frentes atuam 24 horas por dia, em revezamento. O Eixo Norte tem extensão total de 260 quilômetros, divididos nas etapas 1N (140 quilômetros), 2N (39 quilômetros) e 3N (81 quilômetros). O Ministério da Integração afirma que o empreendimento registra 96% de conclusão.

Da redação do Blog Alvinho Patriota