Vida FM Salgueiro FM

Livro sobre a história da Igreja de São João Batista do Araripe vai ser lançado no próximo sábado em Exu

Sábado que vem, dia 23, a mestra em Educação Básica e doutora em Letras Thereza Oldam de Alencar lança o livro “Igreja de São João Batista do Araripe, Exu-PE – Sesquicentenário (1868/2018)”. A obra remonta a história de fé de 150 anos da igreja e discorre sobre a trajetória do Barão de Exú, bisavô de Thereza, que construiu a capela como pagamento de uma promessa ao santo. A educadora de 87 anos levou quatro anos, entre pesquisas e entrevistas, para escrever todo o livro à mão. O lançamento acontecerá no encerramento da nona noite do novenário de São João Batista, na própria igreja, em Exu.

Thereza fala como foi o processo de elaboração do livro. “Fui juntando peças e ouvindo a voz da tradição. Entrevistei octogenários que guardavam importantes informações e fui vendo se formar, diante de mim, uma linda história de amor e fé. Foram quatro anos de pesquisa e peleja, andando, trabalhando e trabalhando. E, também, me baseei no que minha mãe escreveu”, explica. “Meu sonho é que a história dessa igreja seja disseminada por todos. Pelos devotos, pela nossa família, por Exu, por Pernambuco, pelo Brasil. É uma história simples e verdadeira e não pode ser esquecida.”

A publicação foi dividida em 12 capítulos, fazendo um percurso detalhado sobre os 150 da igreja, misturando a história das famílias Alencar e Gonzaga, do povoado do Araripe e do município de Exu. O último capítulo, com o título “Memorial Idílico do Araripe”, conta com depoimentos de 33 personalidades, incluindo a bióloga francesa de Luiz Gonzaga, Dominique Dreyfus, e o jornalista Francisco José. O prefácio foi escrito pelo advogado Dario Peixoto, filho de Thereza, e a orelha da capa pelo ator e humorista piauiense João Claudio Moreno. O marido da autora, Francisco Givaldo Peixoto de Carvalho, escreveu a contracapa, e o poeta e escritor cearense José Peixoto Júnior ficou responsável por traçar o perfil biográfico da autora na orelha da contracapa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

5 comentários sobre “Livro sobre a história da Igreja de São João Batista do Araripe vai ser lançado no próximo sábado em Exu

  1. Joaquim Pereira

    Alvinho, disponibiliza por favor o e-mail e telefone de contato da escritora. Quero adquirir o livro. Tudo que diz respeito ao meu sertão me interessa. Por favor.