Vida FM Salgueiro FM

Juazeiro-BA recebe encontro regional de mobilização para a Marcha das Margaridas 2019

A cidade de Juazeiro-BA recebeu nessa quinta-feira, 28, o Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras. No evento realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) foram abordados os impactos da Reforma da Previdência para o público feminino rural, a violência doméstica e a mobilização para a 6ª Marcha das Margarida.

O encontro contou com a participação de cerca de 100 mulheres, entre agricultoras familiares, assalariadas e dirigentes sindicais do Vale do São Francisco. Estavam presentes representantes dos sindicatos rurais de Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Capim Grosso, além do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro, CONTAG, FETAG-BA e CTB. O ato foi marcado pelo lançamento da Marcha das Margaridas 2019, que ocorrerá em Brasília nos dias 13 e 14 de agosto.

Na reunião também foi debatida a Reforma da Previdência que, segundo as organizações sociais, é prejudicial às mulheres do campo. “As trabalhadoras rurais, que se aposentavam com idade mínima de 55 anos, passarão a receber o benefício a partir dos 62 anos. Esse é um grande retrocesso e uma violência contra nós, mulheres agricultoras, que seremos penalizadas, com mais anos de trabalho”, reclamou a secretária da 3ª idade da CONTAG, Josefa Rita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota