Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Irmão de Toffoli é um dos acusados por desvio de R$ 57 mi

O Ministério Público Federal denunciou nesta quinta-feira cinco pessoas acusadas de desviar 57 milhões de reais de recursos repassados pela União a áreas de educação e saúde no município de Marília, no interior de São Paulo. Entre os denunciados, está o ex-prefeito da cidade José Ticiano Dias Toffoli (PT), irmão mais velho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli.

Segundo a procuradoria, o irmão do ministro movimentou irregularmente 28,8 milhões reais nos dez meses em que ficou à frente da prefeitura, entre 2011 e 2012. Ele era vice do prefeito Mário Bulgareli (PDT), também denunciado na ação, e que renunciou ao cargo após ter o seu nome envolvido em um escândalo de desvio de verbas da merenda escolar.  Em depoimento, José Ticiano Dias Toffoli admitiu o uso indevido do dinheiro, afirmando que quando tomou posse como prefeito havia déficit de cerca de 8 milhões de reais no caixa do município. Segundo o MP,  a dívida foi a explicação dada por Toffoli para dar continuidade às irregularidades praticadas pelo seu antecessor — Bulgareli teria desviado 28,2 milhões de reais.

Além dos prefeitos, foram denunciados os ex-secretários da Fazenda da cidade Nelson Virgílio Grancieri, Adélson Lélis da Silva e Gabriel Silva Ribeiro, que foram apontados como os operadores do esquema. O delito consistia em desviar dinheiro endereçado ao Fundo Municipal de Saúde e atividades escolares para pagar a folha de pagamento dos funcionários da prefeitura e outros gastos da máquina pública.

Autor da denúncia, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias pediu na ação a condenação dos cinco acusados por crime de responsabilidade, que prevê pena de três meses a três anos de prisão para os gestores que usam indevidamente a verba pública. O procurador também requisitou que a Justiça os obrigue um total de 33,2 milhões de reais, referente ao montante de recursos retirados das contas sem a devida devolução.

Fonte: VEJA

Um comentário sobre “Irmão de Toffoli é um dos acusados por desvio de R$ 57 mi

  1. Jornalista Machado Freire

    Nós nos criamos com nossos pais e professores ensinando que “o que não é nosso, é alheio”.

    Muita gente, pelo visto, aprendeu errado e pratica ações que envergonham a Nação Brasileira.

    Imaginem como a população de Marília (SP) e a famíla do minisgtro Dias Toffili estão envergonhada com as ações imorais praticadas por seu parente e político que recebeu o voto da população para chegar ao poder!

    Eu tenho reiterado que precisamos unir as famílias, as igrejas de todos os credos para que tenhamos dias melhores em nosso País, na medida em que esse conjunto importante da nossa socieadade (familias e igrejas), levem uma palavra de entusiasmo, de coragem e de decência aos jovens.

    A cadeia, que é “o limite” e o “fim” indesejável de qualquer jovem, só será evitada se a sociedade tiver como participar. Não basta pagarmos impostos e elegermos nossos representantes nas Câmaras Municipais, Prefeituras, Assembleia Legislativa , Camara Federal, Senado e Presidência da República: temos que estar presentes em todos os atos e ações que envolvam a juventude, para evitar o mal maior, que é o caminho das drogas.

    Vamos nos fazer presentes na luta em defesa da nossa gente, sempre !