Vida FM Salgueiro FM

Índios da etnia Atikum inauguram Polo Base na cidade de Salgueiro

Indígenas da etnia Atikum de 11 aldeias localizadas na área do distrito de Conceição das Crioulas, na zona rural de Salgueiro, inauguraram um Polo Base na manhã desta quinta-feira, 11, na Rua Estabilização Antônio José, na região central de Salgueiro.

A unidade servirá de suporte aos serviços de saúde para os 1.240 índios que moram no município salgueirense. Antes, essa população era atendida no Polo Base Atikum de Carnaubeira da Penha, o que gerava problemas de logística.

Segundo o cacique Aldenor Manoel, liderança indígena, desde 2009 essas aldeias tentavam instalar um Polo Base em Salgueiro, porque a cidade conta com uma representação regional da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). “As equipes se deslocavam daqui pra Carnaubeira e de lá iriam atender nossas comunidades”, lembra.

Foi justamente para facilitar o trabalho das equipes médicas que o Polo Base ficou instalado ao lado do Sesai em Salgueiro. Uma das diretoras do órgão na cidade, Joana Darc, promete um trabalho conjunto para garantir saúde de qualidade aos povos nativos.   

Da redação do Blog Alvinho Patriota