Incêndio atinge área de conservação do bioma Caatinga em Serra Talhada

O Parque Estadual Mata Pimenteira, primeira unidade de conservação (UC) do bioma Caatinga em Pernambuco, situado em Serra Talhada, foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão na área combatendo as chamas, que começaram domingo, 11, e não tinha sido contidas até o início da tarde de hoje, 13.

Por ser montanhosa, a área onde o incêndio está acontecendo é de difícil acesso. Fatores como baixa umidade do ar, alta temperatura na região e mudanças na direção dos ventos contribuem para a propagação do fogo. A unidade de conservação possui uma área de quase 900 hectares e está com vários focos de incêndio.

“Estamos com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e com profissionais da CPRH nesta luta para extinguirmos o incêndio que, na tarde de ontem, parecia controlado. No entanto, os ventos da noite fizeram as chamas aumentarem e, hoje, o fogo se alastrou, saindo dos limites da unidade de conservação. O combate está sendo realizado, a partir de hoje, também por via aérea, com o apoio de uma aeronave para o lançamento de água”, relatou o diretor presidente da CPRH, Djalma Paes.

O Parque Estadual Mata Pimenteira fica a 3 km do centro urbano de Serra Talhada. Precisamente, o parque tem 887,24 hectares e é a Primeira Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco no bioma Caatinga. Foi criado em 2012, por meio do Decreto Estadual nᵒ 37.823.

Da redação do Blog Alvinho Patriota