Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de Pernambuco planeja impulsionar economia do Sertão através da venda de leite de cabra ao mercado chinês

O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, se reuniu com a Cônsul Geral da China no Recife, Yan Yuqinq, na última segunda-feira, 23, com objetivo de oferecer o leite de cabra produzido no Sertão pernambucano ao mercado chinês. O encontro aconteceu no Consulado da China no Recife e também teve participação do Cônsul Comercial chinês, Shao Weitong, e do promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Lúcio Luiz de Almeida, que faz parte da Cooperativa de Caprinovicultores do Distrito de Jabitacá.

A representante chinesa disse que o assunto pode ser aprofundado quando o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, passar por Pernambuco entre fevereiro e março de 2020. Nessa ocasião, ele também pretende visitar o interior pernambucano acompanhado de Alberes, para conhecer municípios como Petrolina, Triunfo, Itapetim e Caruaru.

Entusiasmado com uma possível parceria entre Pernambuco e a China, o secretário citou os principais benefícios do leite de cabra. “Ajuda a reduzir doenças cardiovasculares, previne gastrites e úlceras, tem baixo teor de lactose, baixo teor de gordura, otimiza a função da tireoide, combate os radicais livres e ajuda a rejuvenescer”, disse.

O alimento é produzido principalmente em Itapetim, Brejinho, São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy e Sertânia, mas também abrange Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Custódia, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Sanharó e Alagoinha. Segundo a Secretaria do Trabalho, essa cadeia produtiva tem capacidade de gerar até R$ 3 mil por mês para cada família envolvida.

Da redação do Blog Alvinho Patriota