Governo de PE anuncia ampliação de testagem de Covid-19 para trabalhadores de várias categorias

O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (15), que ampliará a testagem da Covid-19 para funcionários de padarias, supermercados e postos de gasolina. Também terão prioridade trabalhadores da imprensa, bancos e pessoas que atuam em serviços de assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A ação tem início segunda (22).

Segundo o estado, desde o início da pandemia, em março, têm prioridade de testagem os trabalhadores das áreas de saúde e da segurança. Também estão passando pelos exames pacientes com sintomas graves da doença causada pelo novo coronavírus.

“Pacientes sintomáticos dessas áreas passarão a ser testados pelo estado, com a participação decisiva dos municípios. Também terão priorização de testagem pacientes que serão submetidos a cirurgias oncológicas e cirurgias eletivas definidas pelas comissões de triagem de cirurgias eletivas dentro dos serviços. Esse é um público estimado em mais de 100 mil pessoas”, afirmou o secretário de Saúde do estado, André Longo, nesta segunda-feira (15), em entrevista transmitida pela internet.

Ainda de acordo com o governo, a ampliação da testagem será possível graças a um equipamento comprado pelo estado, que terá a capacidade de quadruplicar a capacidade atual de exames diária.

A máquina é esperada até o fim do mês. Além disso, o secretário agradeceu à Unilever, uma indústria de alimentos, que doou 24 mil testes ao estado. De março até agora, foram feitos cerca de 85 mil testes no estado, segundo o governo.

Fonte: G1PE