Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Estudo técnico da Secretaria Estadual de Infraestrutura mostra impacto de possível rompimento da barragem de Terra Nova-PE

Várias ruas de Terra Nova-PE seriam alagadas, inclusive uma área do Centro, caso ocorresse um rompimento da Barragem Senador Nilo Coelho, principal reservatório hídrico do município. Isso é o que demonstra um estudo técnico elaborado recentemente pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.

O objetivo do estudo é dar suporte ao desenvolvimento de um plano de contingência numa hipótese de ruptura da barragem. Em 2019, uma Inspeção de Segurança Regular (ISR) do reservatório constatou o Nível de Perigo Global da Barragem (NPGB) em estado de Emergência (nível 3).

Considerando isso, a APAC recomendou o esvaziamento da barragem, o que causou apreensão em agricultores da região, que usam a água em plantios. Assim, a APAC e a Secretaria de Infraestrutura concordaram em manter o reservatório com baixo nível de água até ser realizada uma obra de recuperação no local.

A secretaria já está elaborando um projeto de recuperação da barragem, que deve ser finalizado este mês. Apesar de o dique está com 20% de sua capacidade total, o problema requer o máximo de atenção devido o aumento das chuvas, que podem aumentar o risco de rompimento.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Estudo técnico da Secretaria Estadual de Infraestrutura mostra impacto de possível rompimento da barragem de Terra Nova-PE

  1. Marcio José Lócio Ferreira

    Se o serviço de recuperação da Barragem de Terra Nova ficar na responsabilidade do Estado é melhor tirar logo a população da Área de Risco pois, pode acontecer uma tragédia pois o Governo Paulo Câmara não está nem aí para o Povo do Sertão, veja o Caso da Ponte
    de Bodocó e da enchente que houve aqui na cidade sofre seqüelas e o Estado nada fez e a Ponte ainda se encontra quebrada e nossa cidade parcialmente iIhada.