Vida FM Salgueiro FM

Engenheiros do INSA ministram oficina em Ibimirim sobre tratamento de esgoto para cultivo de Umbu

O município de Ibimirim recebe desta segunda-feira, 10, até quarta-feira, 12, uma equipe de engenheiros do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) para a realização de atividades pedagógicas e práticas voltadas ao bioma Caatinga. Durante três dias, os especialistas ministrarão uma oficina sobre tratamento comunitário de água de esgoto para reuso agrícola. Será implantado um sistema para tratamento da água usada na cozinha de uma escola de Ibimirim e posteriormente esse recurso servirá para irrigação do cultivo de Umbu.

A iniciativa é da Rede Nacional de Pesquisadores (Ecolume), financiada pelo CNPq e liderada pela coordenadora do Laboratório de Mudança do Clima do IPA, Francis Lacerda. As ações da Ecolume buscam segurança alimentar, energética e hídrica para enfrentar os efeitos da alteração climática na Caatinga. O INSA é uma das instituições parceiras, juntamente com a UFRPE e a Escola Serta de Ibimirim.

De acordo com Mateus Mayer, um dos engenheiros do INSA e responsável pelo sistema hídrico de tratamento comunitário para reuso agrícola a ser instalado na Escola Serta, serão tratados 5 mil litros de água de esgoto por dia. “A tecnologia usada é um sistema combinado de tranque céptico, reator Uasb e de lagoas de polímeros. Com ele, preservamos os nutrientes da água para as plantas e eliminamos os patógenos e uma grande quantidade de matérias orgânicas que as prejudicariam”, explica.

Através do sistema, a água usada na cozinha e refeitório que iria para o ralo será transformada com a tecnologia e reutilizada nos canteiros pedagógicos pela irrigação por gotejamento. Tal medida potencializa o cultivo do Umbu e de outras plantas nativas da Caatinga.

Da redação do Blog Alvinho Patriota