Vida FM Salgueiro FM

Em passagem por Salgueiro, ministro afirma que Bolsonaro tem “olhar especial para o Nordeste”

Ao passar pelo município de Salgueiro nessa sexta-feira, 30, para acompanhar a retomada dos testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte (EBI-3) da Transposição do São Francisco, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tem compromisso em investir no Nordeste.

“O Governo Federal e o presidente Jair Bolsonaro têm um olhar especial para o Nordeste, tanto que foi a região que mais recebeu recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional no primeiro semestre. Hoje, retomamos o bombeamento aqui em Salgueiro, no Eixo Norte, e damos mais um importante passo para mais adiante garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico da região”, comentou.

As águas do Velho Chico voltaram a percorrer os canais do Eixo Norte em direção ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte após o acionamento das bombas. Seguirão pelas estruturas, que incluem dois açudes, até desembocarem no Reservatório de Jati-CE no primeiro trimestre de 2020. É nesse ponto que o recurso hídrico será captado para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que abastecerá a Região Metropolitana de Fortaleza.

Na agenda, que também incluiu vistoria a obras no Ceará, o ministro reforçou a posição do Governo Federal em criar condições para utilização do potencial de geração de energia do empreendimento, com a instalação de placas fotovoltaicas flutuantes nos canais e reservatórios. “Esse leilão permitirá a utilização desse potencial e agregará valor na concessão da operação e manutenção do São Francisco”, disse, destacando que o objetivo é reduzir os custos da água para a utilização humana.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Em passagem por Salgueiro, ministro afirma que Bolsonaro tem “olhar especial para o Nordeste”