Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Transposição

O canal da transposição do Rio São Francisco no eixo norte começou a receber as primeiras águas em agosto de 2015, há exatamente dois anos, quando encheu os reservatórios até as proximidades de Terra Nova. Devido à paralisação das obras, tais reservatórios praticamente secaram, sem qualquer aproveitamento da água em favor da população ribeirinha.

Sabe-se que o Rio São Francisco se encontra com um dos níveis mais baixos de sua história, devido às poucas chuvas nos seus afluentes. Mas é preciso primeiro, que se mantenham as obras realizadas em funcionamento para evitar a perda dos serviços executados e, segundo, que a obra atenda aos seus objetivos, desde o início do percurso, à proporção que seja realizada.

Não colocar em funcionamento a transposição, embora  com a água nos mananciais e nos canais ao longo do percurso concluído, preferindo a realização dos serviços de trechos seguintes e distantes, não resolve o problema da região, em contrapartida o que se vê, é o desperdício das águas, devido a própria evaporação.

Por exemplo, a barragem Nilo Coelho em Terra Nova, bem próxima àquela que recebeu por último as águas do Rio São Francisco, poderia ter sido abastecida por gravidade, para o consumo humano e animal de vasta região, além da produção de alimentos da população.

Escrito por Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Transposição