Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Detentas da Cadeia Feminina de Petrolina apresentam resultado da oficina do 1° Circuito de Dança na Periferia

Na última sexta-feira, 1, o resultado da oficina realizada no 1° Circuito de Dança na Periferia foi apresentado por 15 detentas da Cadeia Feminina de Petrolina. Trajadas com roupas de variadas cores, as mulheres dançaram Frevo, Maracatu e Maculelê, transformando o ambiente hostil num local de muita alegria.

As participantes da iniciativa tiveram várias aulas na semana passada para aprender os ritmos populares da cultura pernambucana. Os ensinamentos partiram da bailarina Ingrid Beatriz, que comemora o resultado da ação. “Espero que tenha ficado um pouco da alegria da Dança Popular nelas”, afirma.

A chegada do projeto à unidade prisional objetiva incluir dinâmica e criatividade nas atividades das 52 detentas do local. A supervisora da cadeia, Paula Oliveira Freire, considera que isso ajuda na ressocialização. “Quando acontece, eu observo que elas ficam mais integradas e esquecem um pouco o peso da pena. Dá uma sensação de felicidade, não só para quem participa diretamente, mas para todas. Deixa o ar mais leve”, ressalta.

O projeto Circuito de Dança na Periferia é realizado pela Cia Balançarte com incentivo financeiro do Governo de Pernambuco, através do Edital Funcultura Geral 2017.

Da redação do Blog Alvinho Patriota