Vida FM Salgueiro FM

Deputado estadual Alberto Feitosa defende instalação de usina nuclear em Itacuruba

Na contramão do entendimento de diversas instituições sociais, o deputado estadual Alberto Feitosa (SD) expôs publicamente ser favorável à instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba. O parlamentar defendeu a ideia em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última quarta-feira, 4.

“Esse debate precisa, antes de tudo, considerar exemplos internacionais, porque 11% da energia do mundo é proveniente de matriz nuclear. Os Estados Unidos possuem 110 empreendimentos do tipo; a França, 58; e a China tem 45 usinas instaladas e mais 15 em construção”, afirmou.

A construção de uma usina nuclear em Itacuruba está prevista em estudo concluído este ano pela Eletronuclear e apresentado a representantes da indústria nuclear em abril, no Rio de Janeiro. ONGs, Igreja Católica, universidades e outras organizações são contra, temendo danos ao meio ambiente e riscos à saúde da população.

Alberto discorda e assegura que o empreendimento trará desenvolvimento à região. “Fiz um requerimento ao Governo do Estado sugerindo que, após a implantação da usina, sejam gerados royalties com o objetivo de melhorar a infraestrutura de Itacuruba e que se crie um fundo para cada morador visando o uso na educação, na saúde e na Previdência”, disse.

A Constituição de Pernambuco, através do Artigo 216, proíbe a instalação de usinas nucleares em todo o território pernambucano, porém, o deputado anunciou que vai elaborar uma PEC que permitirá a construção da usina no Estado.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Deputado estadual Alberto Feitosa defende instalação de usina nuclear em Itacuruba

  1. S.C

    Decorem a cara do sujeito para na próxima eleição dar o troco. Pessoas assim o único interesse é o seu bolso. Não podemos permitir que esse projeto siga adiante. Existem outros meios.