Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brexit: centenas de milhares saem às ruas de Londres contra saída do Reino Unido da UE

Centenas de milhares de pessoas marcharam no centro de Londres neste sábado pedindo por outro referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, enquanto membros do Parlamento britânico procuram uma solução para o impasse do Brexit.

Os organizadores da campanha “Put It To The People” (algo como “Submeta às pessoas”) dizem que mais de um milhão participaram da passeata antes de se manifestarem em frente ao Parlamento.

O protesto acontece depois que líderes europeus concordaram em ampliar o prazo para definição do Reino Unido sobre o Brexit.

Qual é o impasse?

Em 23 de junho de 2016, os britânicos decidiram pôr fim a 43 anos de integração com a União Europeia, em um referendo que teve 52% votos a favor da separação e 48% contra.

Nos termos do artigo 50 do Tratado de Lisboa, um membro que queira deixar a União Europeia deve notificar o Conselho Europeu dois anos antes da efetivação da saída. No caso do Reino Unido, o processo foi iniciado em 29 de março de 2017 – portanto, a separação seria consolidada no próximo dia 29.

No entanto, a primeira-ministra britânica, Theresa May, não conseguiu que o Parlamento aprovasse sua proposta para a saída. Os membros do Legislativo rejeitaram duas vezes o acordo de May. Assim, havia a possibilidade – preocupante para muitos – de que a saída do bloco acontecesse sem qualquer acordo, cenário conhecido como “No deal” (“Sem acordo”).

Nesse caso, a separação aconteceria como de uma hora para outra, sem termos negociados sobre assuntos que vão de transporte de animais de estimação ao fornecimento de energia.

Mas os outros 27 membros da União Europeia concordaram na quinta-feira em ampliar o prazo vinculado ao artigo 50. Caso os parlamentares consigam aprovar um acordo, este prazo será 22 de maio.

Caso não consigam chegar a uma decisão, o limite é mais curto: 12 de abril.

May está sob pressão para renunciar depois de dizer que talvez não coloque seu acordo sobre o Brexit para uma terceira votação.

Fonte: BBC