Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasil entrará com recursos contra sobretaxa dos EUA a aço e alumínio, diz ministério

O Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou nesta sexta-feira (9) que o Brasil entrará com recursos nos Estados Unidos contra a decisão do governo americano de sobretaxar o aço e o alumínio importados.

Na quinta (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a criação de novas taxas para a importação das matérias-primas.

Segundo Trump, o país cobrará 25% a mais para o aço importado e 10% a mais para o alumínio. A medida vale a partir de 23 de março.

De acordo com o MDIC, nos recursos, o Brasil pedirá para ser incluído na lista de exceções à sobretaxa, assim como México e Canadá.

Os recursos serão apresentados ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos (instância governamental) e ao Representante de Comércio dos EUA (agência responsável por desenvolver a política comercial do país).

Segundo o MDIC, o governo brasileiro já está em contato com as áreas responsáveis do governo americano para entender como funciona o processo. A ideia é que os pedidos sejam encaminhados em até 15 dias, uma vez que a sobretaxa à importação de aço e alumínio começará a valer em duas semanas.

Fonte: G1