Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Azeredo se entrega e começa a cumprir pena em batalhão dos bombeiros

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) se entregou na tarde dessa quarta-feira na 1ª Delegacia Distrital da Polícia Civil, no bairro de Santo Antônio, em Belo Horizonte. Azeredo chegou à delegacia em um carro descaracterizado por volta das 14h45 acompanhado de seu filho e advogado. Ele era procurado pela Polícia Civil desde a manhã dessa quarta-feira, e chegou a ser considerado foragido. De acordo com informações reveladas pelo blog de Merval Pereira, Azeredo teria atrasado sua entrega para se “consultar com o seu cardiologista”.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, a sala onde Azeredo vai cumprir pena é do Estado Maior, uma vez que ele é ex-governador do estado. O cômodo tem 27 metros quadrados, uma cama, uma mesa de apoio e um banheiro com chuveiro elétrico.

Azeredo terá direito a quatro refeições diárias — café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O cardápio é supervisionado por nutricionistas do sistema prisional, assim como as refeições dos demais presos no estado, segundo a secretaria. O tucano poderá receber visitas, desde que cadastradas pela Seap, procedimento padrão adotado para todos os presos.

O tucano foi condenado em 2ª instância a 20 anos e um mês em regime fechado, por desvio de cerca de R$ 3,5 milhões de estatais mineiras para caixa 2 da campanha à reeleição ao estado em 1998.

A prisão ocorre treze anos após o início das investigações, abertas no tempo em que Azeredo ainda era deputado federal. Em 2014, para não prejudicar a campanha à Presidência do também mineiro Aécio Neves, o ex-governador de Minas renunciou ao cargo, o que fez o processo voltar à primeira instância em Minas Gerais.

Fonte: O Globo