Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Agricultores de Orocó fazem protesto na subestação da Celpe após corte de energia no Projeto Brígida

Desde a última sexta-feira (06), a subestação da Celpe do Projeto Brígida está ocupada por agricultores revoltados com cortes de energia em perímetros irrigados de Itaparica. Entre as áreas afetadas está o Projeto Fulgêncio, situado na zona rural de Santa Maria da Boa Vista. O protesto tem apoio de agricultores de Petrolândia, alguns vereadores e do prefeito de Orocó, George Gueber (PT). A Celpe afirma que suspendeu a energia porque as contas não foram pagas.

Os agricultores informaram que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) não está repassando recursos para a Codevasf fazer os pagamentos. Já a Codevasf informou que o Ministério da Integração Nacional está fazendo esforços junto ao Governo Federal para conseguir recursos financeiros e garantir a quitação total dos débitos com a Celpe.

De acordo com a coordenadora do Polo Sindical de Itaparica, Genilda Lindaura, existe uma mobilização junto aos prefeitos dos municípios que têm projetos ligados à Itaparica para resolver a situação. Ainda segundo Genilda, a discussão sobre os cortes é de forma geral e não separadamente por projeto.

Da redação do Blog Alvinho Patriota