Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Possível implantação de Usina Nuclear em Itacuruba é debatida em audiência pública

Cerca de 150 pessoas participaram nesta quarta-feira (09) de uma audiência pública convocada pelo poder público de Itacuruba para debater a possibilidade da instalação de uma Usina Nuclear no município. O encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores contou com a participação de estudantes de escolas públicas municipais, representantes do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Diocese Floresta, Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio São Francisco em Pernambuco, povos indígenas da região, Comissão Pastoral da Terra, Articulação Popular São Francisco Vivo, Irpaa, Comitê da Bacia do São Francisco, e órgãos que realizam estudos e pesquisas na região.

Prefeito de Itacuruba, Romero Magalhães Lêdo, disse durante discurso que a prefeitura ainda não foi formalmente notificada sobre a probabilidade da instalação de uma Usina Nuclear no município e que ficou sabendo da notícia através dos meios de comunicação. Durante a audiência a população local segurou cartazes com gritos de ordem reprovando a possibilidade de implantação da usina nas terras de Itacuruba. Os índios reforçaram em suas falas os impactos sofridos pelos povos com a construção da Barragem de Itaparica em 1980. A comunidade indígena acha ultrajante o Governo Federal cogitar instalar uma usina na barragem.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Possível implantação de Usina Nuclear em Itacuruba é debatida em audiência pública

  1. Guilherme Piniolis

    Isto é um retrocesso. Não podemos condenar uma matriz energética alternativa, por questões medo… A população deve sim ser esclarecida. E não ludibriada por ONGs de interesses duvidosos…

    Já leram o projeto da Usina?…
    A tecnologia utilizada em Fukushima, ou Chenorbyl, não chega aos pés da que será utilizada no cá…

    O Nordeste precisa de Energia para Desenvolver… Só um debate consciente mostrará o quanto Itacuruba e o Brasil poderão ganhar com este investimento…

    Acorda meu povo!!!