Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Primeira opção para instalação de usina nuclear em Pernambuco é Itacuruba

usina-nuclearMunicípio de Itacuruba foi escolhido pelo Governo Federal como primeira opção para instalação de uma usina nuclear em Pernambuco, conforme informações divulgadas nesta sexta-feira (18) pelo blogueiro Jamildo Melo. Segundo um documento que o jornalista teve acesso, a área escolhida em Itacuruba oferece melhores condições para implantação da usina. A região tem água em abundância e está localizada nas imediações das linhas de transmissão da Chesf. O local de construção da usina fica localizado às margens do Lago do Itaparica, no Rio São Francisco.

Caso o empreendimento seja implantado em Itacuruba o município pode ganhar rios de dinheiro com os royalties pagos pela Eletronuclear à prefeitura municipal, além dos empregos gerados com obras e investimentos sociais. Em contrapartida haverá degradação ambiental no Lago do Itaparica. Entretanto a decisão ainda não foi tomada e segundo o próprio documento o caso é político. A presidente Dilma Rousseff pode adiar a decisão de investir em uma usina nuclear para se concentrar na geração de energia partindo de térmicas tradicionais, que podem ser instaladas em qualquer cidade porque não precisam de água.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Primeira opção para instalação de usina nuclear em Pernambuco é Itacuruba

  1. nao interessa

    Pra que fazer essa usina em Itacuruba? E se ela explodir ou vase material radiotivo a populaçao de itacuruba e outras cidades perto dela irão se acabar.Só resolveram fazer essa usina por que disseram que Pernambuco tem pouca gente e se acontecer algum acidente eles pensam que vai morrer pouca gente mas não é verdade construindo essa usina nuclear esta botando em risco a vida de muitas e muitas pesoas que abitam a região.

  2. Ana Carvalho

    Ainda complementando o que já falei. Tomara que o povo se acorde, porque se não, vamos correr sérios riscos com esta usina nuclear,os políticos até então só estão fazendo contas dos lucros não estão nem aí para o que pode acontecer, não apenas em ITACURUBA E BELÉM DO SÃO FRANCISCO, mas em toda região. No caso de um vazamento será o fim dos nordestinos será exatamente como ALGUNS sulistas desejam. Vejam no jornal do comercio um pequeno texto como se referem à população de ITACURUBA: “A baixa densidade populacional ajudou. Segundo o IBGE 2010, ITACURUBA, só tem 4.400 ALMAS.Uma usina nuclear geralmente é instalada em área de baixa densidade por conta dos planos de segurança, que prevêem retirada de todas pessoas próximas da planta industrial, em caso de emergência.” Para o ESTADO, e a Prefeitura de ITACURUBA, será bom de mais, quanto a isso não tenho dúvidas, mas… E para o meio ambiente? Depois de ler a matéria no jornal, procurei no youtube e encontrei alguns vídeos contendo imagens horríveis do já aconteceu em outros países. Não me falem em geração de empregos, porque isso é HISTÓRIA PRA BOI DORME.

  3. Ana Carvalho

    Tomara que o povo se acordem, porque se não, vamos correr sérios riscos com esta usina nuclear,os politicos até então só estão fazendo contas dos lucros, não estão nem aí para o pode acontecer, não apenas em ITACURUBA E BELÉM DO SÃO FRANCISCO,mais em toda região no caso de um vazamento,será o fim dos nordestinos será exatamente como os paulistas desejam.