Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista: Prestação de contas

ALVINHO VERDE

Recebi do Jornalista Machado Freire a mensagem abaixo. Para não ser taxado de omisso, publico-a com a minha opinião:

Alvinho, você que é contador, faça o levantamento dos dados da prestação de contas de Marcones que ele vem fazendo numa pré-campanha para apresentar os candidatos dele para a eleição de 2016.

Ele diz nos textos que estão no site da prefeitura, que a prestação é de 2009 a 2014. Então, some os orçamentos e contabilize tudo direitinho.

O mais grave que acho em tudo isso é que em nenhum momento ele se refere ao que a Prefeitura recebeu da União e do Estado para investir nessas ações.

Então, se se trata de apropriação indébita, é um crime previsto em lei.

Veja ai abaixo uma amostra do meu resumo e tome uma atitude!

Passei 20 anos no Parlamento de Salgueiro, trabalhando com independência, independentemente de qual ala se achava no governo.

Em 2012 saí candidato a prefeito, obtendo mais de 43% dos votos válidos do povo de Salgueiro. Logo, ninguém pode desprezar essa parcela da sociedade que disse não está satisfeita com o governo, na época: federal, estadual e municipal.

Também ninguém pode ter a pretensão de “se creditar” do que Salgueiro conseguiu de avanço, nem negar que tudo vem de ações conjuntas dos governos em todos os níveis, as quais decorrem da força do seu povo que paga os impostos numa carga que corresponde a praticamente 50% do seu trabalho.

É preciso enfrentar e não esconder os problemas da falta de água; de saneamento básico; de transporte público que só existiu em nossa cidade até a eleição de 2012; de emprego e renda. É preciso o enfrentamento da violência que explodiu coincidentemente depois da última eleição; tratar com dignidade as categorias que impulsionam esse país.

O povo é sábio e não vai se deixar levar por falsas e repetidas promessas. O povo espera que pelo menos aquilo que foi prometido, com alocação de recursos e as obras não saíram seja esclarecido, porque não há nenhuma diferença dos escândalos que vêm ocorrendo no país, guardadas as proporções:

Transnordestina, transposição, plataforma multimodal, saneamento de Salgueiro e distritos, abatedouro de caprinos e ovinos, quadra da Rua Antônio Vieira de Barros, IML, fábrica de computadores, centro de convenções…

Escrito por Alvinho Patriota

13 comentários sobre “Ponto de Vista: Prestação de contas

    1. Romualdo

      Deve ter comissionado com porrete na mão e inseticida perguntando onde mora o tal PORTUGUÊS e se é contagioso. rsrsrsrsrsrsr

    2. Jornalista Machado Freire

      Pois é, no “sentido figurado” a gente pode dizer, por exemplo, que fulano “abocanhou”, sem que isso signifique que fulano usou a boca que Deus lhe deu.

      No caso específico dos mandatários de plantão, que têm origem no “coronelismo de antigamente”, eles assumem o poder e “se abancam” como se fossem uma situação única no mundo.

      Eles passam a viver daquilo para sempre. Valorizam, como podem, seus parentes e amigos os mais próximos possíveis.

      Eu não inventei, em nenhum, momento nada do que se passa na atual situação apresentada na tão bem programada e efetivada “Prestação de Contas”.

      Consta do site oficial do Município de Salgueiro que todo o que foi executado -como obra pública em Salgueiro – de 2009 até 2014, é coisa feita pelo atual mandatário.

      Deus me livre de advinhar ou levantar falso testemunho contra ninguém,

      Deus me livre de abocanhar a verdade de ninguém.

      E tanto é verdade o que eu disse que os comentários que aparecem nesta página – respeitada a força de expressão dos “missivistas” e o peso das palavras deles, trazem informações que devem ser muito bem avaliadas.

      O que aparecem nos “eventos públicos”, realizados em espaços públicos, não tenho nenhuma dúvida (e está escrito lá) esconde, por completo, as divisas que são encaminhadas pelos governos estadual e federal para a execução de obras públicas no município. Leia-se:. PÚBLICAS !

      Há quem pense e até coloque em prática, que o público não tem um significado elevado. Tem, sim !

      O público não é meu, não fui eu quem pariu, eu não tirei dois tostões do bolso ou sacrifiquei minha família para que ele chegasse ao meu bolso.

      Tem muta gente se lascando para sobreviver. Tem muita gente subempregada, pagando imposto para seu fulano ou seu cicrano fazer proselitismo politito (ai entra o eleitoral, na acepção da palavra) a custo zero.

      Mas o que é que bom é que não estamos mais vivendo no tempo em que alguém gritava e o povo baixava a cabeça, não! As coisas eram “feitas em nome do amor (falso)”

      Essa danada dessa internet e a comunicação moderna que conquistamos são armas fundamentais para a comunidade aprofundar os questionamentos sobre a pluralidade dentro do setor administrativo público. (Não tem nada a ver com as transparências de ocasião).

      Existem muitas formas de abocanhar o poder infinito. Uma delas pensar que o mundo é pequeno e tudo gira em seu redor.

      E ai deixa de ser apenas sentido figurado ou um sonho de uma noite de verão.

      É seca mesmo !

      ao

  1. Paulo

    Alguém se deu ao trabalho de ver na página da prefeitura que dia se deu a licitação para selecionar a empresa que presta serviço no tal “Prefeitura em ação”?
    Eu sim. Dia 11 de maio houve a licitação e os “encontros começaram em 05 de maio.
    Eu nunca ouvi falar em licitar depois do serviço prestado.
    Existe nessa prefeitura um conchavo e uma Câmara omissa. Está lá publicada a licitação para depois dos encontros e mesmo assim ninguém ouve ninguém!

  2. Romualdo

    Capitães comissionados ressurgem raivosos como sempre quando alguém critica o autismo governamental. E também como sempre o interesse comissionado acima de QUALQUER coisa, inclusive sobre o interesse público que já ficou para trás há muitos anos. Por isso se diz que o camarada não deu pra nada, nem estudou e nem conseguiu ser eficiente no setor privado, vai ser pendurado em prefeitura, afinal, puxar saco é bem mais fácil.

  3. Eduardo de Lima santoa

    Quem quiser ver como é que se gasta dinheiro público,acompanhe o Prefeito de Salgueiro nestes seminários de Prestação de contas que ele e seus puxa sacos inventaram,é só alguns Secretários elogiando o Patrão e meia duzia de cargos comissíonados batendo palma e são obrigados ou são chamados a atenção e as mesma besteiras de sempre,elogios a Creusa,Eduardo Campos e depois,todos para um restaurante beber e comer as custas do povo de Salgueiro que é quem paga a conta.

  4. Raquel Rocha

    Caro Freire, o atual prefeito foi eleito pela maioria da população num processo legítimo. Dizer que o prefeito ‘abocanhou’ o Executivo é desconsiderar a dignidade de quem o elegeu. É desrespeitar o direito do cidadão de fazer suas escolhas políticas. Essa discussão do que é municipal, estadual ou federal é pequena, diante do crescimento do município. A realidade é que o município é um polo econômico na região. Se você for aos seminários de prestação de contas, verá que o prefeito menciona as parcerias. E se são tantas, assim, as parcerias federal e estadual, significa que o prefeito é agregador e tem boas relações políticas, qualidade que todo bom político deve ter.

  5. Carlos Augusto

    Salgueiro atende a necessidade de apenas uma parte da população que por ter algum parente empregado em algum cargo comissionado, concordam e aceitam calados o que venham da administração, assim não reflete o que de real a cidade carece. A população precisa acordar para exigir não apenas o básico, que isso já é obrigatório, não devemos aceitar sem questionamentos, e sim verificar com olhos não apaixonados e exigir maior empenho de seus governantes e não migalhas como vejo aqui.

  6. Jornalista Machado Freire

    O meu problema é muito simples:

    Sou um animal político racional.

    Combati a ditadura de 64.

    Sempre me posicionei contra as oligarquias.

    Sempre defendi alternância de poder.

    Coronelismo e nepotismo, jamais !

    JAMAIS SEREI UM ‘INOCENTE’ UTIL 11111

  7. filipe Pacelli

    Marcones Está No Poder Municipal Com O Apoio Do Povo.
    O Povo É Quem Quer Assim:Foram Vários Anos Consecutivos Dos Leões No Poder,E Agora Está Sendo A Vez Da Zebra:Repito:Com O Apoio Do Povo….É Isso Aí!

  8. Isabelle

    Acho estranho um jornalista se posicionar tão, mas tão fielmente à oposição. Acho que pelo fato de ser jornalista, deve-se posicionar de uma maneira neutra quando se tratar de política. Não deixando, obviamente de denunciar quando for errado e aplaudir quando for certo. Mas pelos termos usados, o leitor e cidadão percebe CLARAMENTE que seja mais uma questão política do que informativa. E digo mais, não acho que o grupo “abocanhou” no poder, foram eleitos pela tão lutada e sonhada DEMOCRACIA! E nesta democracia existe a oposição e os que estão a favor. Por que então escolher um lado?

    1. Alessandro

      Comentário inútil e burro esse seu. O jornalista só precisa ser imparcial no jornal dele. Aqui ele escreve o que quiser, porque está como um cidadão.

  9. Jornalista Machado Freire

    Há momentos que fico de boca aberta com a forma “impressionista e ilusionista” com que o grupo que abocanhou o poder há 16 anos vem se impondo -como pode e o diabo consente, ao povo de Salgueiro.

    Uma tal “prestação de constas”, por exemplo, “publicada ” no site oficial do Governo Municipal, não apresenta nenhum centavo que teria sido transferido à Prefeitura pelo Estado ou Governo Federal para ser aplicado nos programas executados.

    Será que essas grandes “lideranças” vão se eternizar no poder pensando que o povo é besta e não sabe de nada?