Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF denuncia 27 em Lava Jato; Dilma diz não interferir em investigações

O Ministério Público fez nessa segunda-feira as primeiras denúncias a 27 investigados na 10ª fase da Operação Lava Jato. Entre eles está o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Ao mesmo tempo, no primeiro pronunciamento após as manifestações do último fim de semana, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as denúncias provam que o partido não interfere nas investigações.

“Eu acho que esse acontecimento mostra que todas as teorias a respeito de como o governo interferiu sobre o MPF, ou quem quer seja para investigar e fazer qual coisa, é absolutamente infundada. Se querem investigar vão investigar, quem for responsável pagará pelo que fez”, disse a presidente durante uma entrevista coletiva.

Entre os denunciados pelo MPF estão o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, o ex-gerente da empresa, Pedro Barusco, o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e alguns executivos de empreiteitas. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e corrupção.

De acordo com os procuradores que apresentaram as denúncias, João Vaccari Neto participou de reuniões com Renato Duque nas quais eram acertados valores a serem transferidos ao PT em doações ilegais. O MPF afirma que foram feitas 24 doações ao partido, totalizando R$ 4,26 milhões.

O PT, no entanto, afirma que só recebe doações legais para suas campanhas.

Em nota, a defesa de Vaccari Neto afirmou que ele “não participou de nenhum esquema para recebimento de propina ou de recursos de origem ilegal destinados ao PT”.

Falando à imprensa após a cerimônia de sanção do novo Código de Processo Civil, a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que anunciará um conjunto de medidas para o combate à impunidade nos próximos dias e disse não acreditar que o Congresso, partido de sua base aliada, dificultará a aprovação do pacote.

Nos últimos meses, o governo tem tido problemas na negociações com os parlamentos, incluindo da próprioa base aliada, incluindo o PMDB, partido dos líderes tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados.

Fonte: BBC Brasil