Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Impeachment: Câmara aprova prosseguimento do inquérito contra Trump com oposição dos republicanos

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, de maioria democrata, aprovou nesta quinta-feira as regras que regerão os próximos passos do inquérito que poderá resultar na abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump . As medidas estabelecem, entre outros pontos, a realização de audiências públicas e a possibilidade de defesa do ocupante da Casa Branca.

Esse foi o primeiro teste formal de apoio à investigação anunciada em 24 de setembro pela presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi, e evidenciou a forte polarização entre opositores e governistas, a um ano das eleições presidenciais de 2020. Antes de abrir para votação, disse que o objetivo era dar transparência ao processo.

— Estas audiências públicas, buscando a verdade e disponíveis ao povo americano, vão informar o Congresso sobre essa decisão muito difícil que teremos que tomar no futuro sobre o impeachment do presidente.

Ao final, votaram a favor da medida 231 dos 234 deputados democratas, com dois votos contra e uma ausência. Dos 197 republicanos, 194 votaram contra e três se ausentaram. Um deputado independente votou a favor da medida.

O presidente Donald Trump reagiu no Twitter, repetindo que a investigação é “a maior caça às bruxas da História americana”. “É injusta, inconstitucional e fundamentalmente antiamericana”, comentou a Casa Branca em comunicado.

Fonte: O Globo