Compesa conclui implantação de nova adutora para ampliar oferta de água em Custódia

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluiu o trabalho de implantação de uma nova adutora com 23 km, que aumentará a oferta de água para 22 mil moradores de Custódia, no Sertão do Moxotó. O sistema, que ofertará 80 litros por segundo para o município, está na fase de testes operacionais. A estatal pretende colocar a adutora em funcionamento em fevereiro e definir um novo calendário de distribuição, reduzindo o atual rodízio de abastecimento.

O projeto de ampliação do abastecimento de Custódia também inclui uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na cidade, com um investimento de R$ 10,2 milhões. A ETA receberá água bruta do Reservatório do Moxotó, situado no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, fará o tratamento, inclusive com sistema de reuso, e distribuirá aos moradores de Custódia.

Nos testes iniciais, na semana passada, a Compesa preparou a atual estação elevatória, fez ajustes no sistema de bombeamento e encheu a adutora, que funcionará até a entrega da nova ETA. Equipes de mecânica, elétrica e obras da companhia trabalharam por 30 horas ininterruptas nesse serviço. Está prevista uma nova bateria de testes para garantir a confiabilidade na adução da água e entregar a operação no fim de janeiro. A nova estação de tratamento deve entrar em funcionamento em março.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

6 comentários sobre “Compesa conclui implantação de nova adutora para ampliar oferta de água em Custódia

  1. DAMIÃO ALVES

    A POPULAÇÃO SALGUEIRENSE TEM QUE SER UNIDA COMO FAZ A POPULAÇÃO DE OUTRAS CIDADES, QUANDO CHEGA O PERÍODO DAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS: ESTADUAL, FEDERAL E SENADORES, NÓS SALGUEIRENSES ESTAMOS CANSADOS DE PRESENCIAS A GRANDE QUANTIDADE DE CANDIDATOS APOIADOS POR VEREADORES, EX VEREADORES E DEMAIS POLÍTICOS DESTA CIDADE, APOIANDO GARIMPEIROS DE VOTOS NESTA CIDADE, OS QUAIS COLOCA VARIAS PESSOAS PARA ELES TRABALHANDO, QUANDO PASSA ESSES PERÍODOS, ELEITOS OU NÃO ALGUNS DELES SÓ APARECEM QUANDO SOLICITADOS PARA O APOIAR DETERMINADOS CANDIDATOS A VEREADORES DEPOIS DESAPARECEM; SE QUISERMOS DAR UM VOTO VÁLIDO, SÓ VOTEM EM ALGUÉM QUE SEJA FILHO DA CIDADE OU QUE SEUS FAMILIARES ÍNTIMOS SEJAM DESTA CIDADE; EM MAIS NINGUÉM DEVEMOS VOTAR, SIGAMOS NOSSOS CORAÇÕES E EVITEMOS VOTAR NESTES GARIMPEIROS DE VOTOS, ELES NÃO TEM COMPROMISSO COM SALGUEIRO, O COMPROMISSO É COM ELES MESMOS E NOS SEUS POLPUDOS SALÁRIOS E MUITOS DE NÓS NELES VOTAMOS PARA MAIS RICOS FICAREM.
    SEGUNDO INFORMES O ATUAL PREFEITO ESTEVE COM MO GOVERNADOR E REIVINDICOU PROVIDENCIAS NO ABASTECIMENTO DESTA CIDADE.

  2. Gomes Andrade

    A questão é clara. A falta de água favorece diretamente quem vende caixas d’água, bomba e material de construção. Tirem suas conclusões.

  3. Marlene Gomes de Carvalho

    Veja a diferença da moral do Pessoal que apoia o governo do estado em outras cidades? uma adutora de 23 km e já vai está em funcionamento, Salgueiro uma adutora de 6 km já tem mais de uma ano e nada, aqui a moral do Pessoal que apoia O Governo do Estado é muito pequena ou quase nenhuma, muito estranho uma Cidade como Salgueiro onde só um deputado do PSB obteve 8 mil votos e os partidários do governo não tem moral para nada.

  4. João Pedro

    Salgueiro vive em extremo atraso em relação as outras cidades do mesmo porte. É inadmissível permanecer ainda com a Compesa que jamais solucionou o problema de água na cidade, e cobra uma das tarifas mais altas do nordeste. Só demonstra a incompetência dos políticos desta cidade que não conseguem ao menos punir a Compesa por meio de multas, já que é uma concessão e não cumpre o contrato. Vergonha total para a cidade!

  5. Debora

    O sertão do mocotó tem força!
    É urgente essa mesma construção em Salgueiro.

    As pessoas que podem fazer isso tão nem aí para o povo salgueirenses… Aqui é bem semelhante a serie do Chapolin Colorado a culpa sempre é de outrem.

    Mesmo em todo esse momento que estamos o Moxotó demonstra que podemos muito mais.

  6. Eudes

    Moradores do nossa senhora de Fátima estão a 26 dias sem água, os vereadores e prefeito deveriam cobrar essa incompetência da Compesa!!