Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Exemplo de vida…

Quando meu pai faleceu, fiquei encarregado de comunicar a minha mãe essa triste notícia. Aproximei-me da “velha” e fui contando histórias, preparando-a para o golpe fatal. Depois de um certo tempo, criei coragem e disse-lhe: mãe, espero que a senhora compreenda que todos temos como certeza a morte e não poderia ser diferente agora, pai morreu…

02082009-001

Esperava eu que ela fosse chorar, ter uma reação imediata de tristeza e dor, mas o que ouvi, a princípio não pude acreditar:

Levantou as mãos pro céu e disse: “… graças a Deus!”

Aí eu disparei: mãe, a senhora está ficando doida? Venho lhe dar a notícia da morte de pai e ouço “graças a Deus”?

Foi quando a velha que nunca freqüentou uma escola, deu-me mais uma grande lição de vida: “Graças a Deus porque não morreu na miséria, não deixou nenhum inimigo, soube criar numerosa família sem jamais praticar atos que lhe envergonhasse, nem aos seus filhos, nem a ninguém…”

Bom, entendi tudo.

Na foto abaixo, os filhos remanescentes – faltam alguns (Deus que os conte) que foram na frente preparar o caminho junto com seu Sebastião (pai) e Dona Elisa (mãe), ao lado de Jesus.

02082009-002

20 comentários sobre “Exemplo de vida…

  1. Lucimeire Patriota

    Sim.É o meu avô.Tenho fotos dele e seus filhos (Ulisses),moram todos perto da minha residência.Aqui moram seus filhos Terezinha Patriota,Paulo Patriota,Vitória Patriota, e mais 3 irmão por parte de Ulisses com outra esposa que são:Ulisses Filho,Luiz Filho e Patricia Patriota.Gostaria de saber como posso falar com Valquiria.Esses contatos abaixo é o dela?
    Obrigado por responder aos meus comentários.Bjs.

  2. Lucimeire Patriota

    Olá! Como é bom conhecer muitas pessoas da familia Patriota.Moro em Maceió-Al.Meu avô Ulisses Patriota foi um dos mais conhecidos em Alagoas nos anos de 1930.Fico feliz em tê-los conosco.Parabéns pela sua iniciativa.

    1. Alvinho Patriota

      Olá Lucimeire Patriota:

      Grande alegria receber sua mensagem.

      Recentemente recebi de Valquíria Patriota, residente na cidade de São Paulo solicitação de dados sobre a nossa família para dar sequencia a formação da árvore genealógica dos Patriotas.
      Peço contatar aquela parenta, para lhe prestar mais detalhes sobre o assunto. Aliás, ela se referiu a Ulisses Gomes Patriota, seria seu avô?
      Contato: san_orlandin@hotmail.com
      daniela.p.b.c.@gmail.com
      (11) 29228941 – 70491778

  3. Paulo César Patriota de Almeida

    Alvinho

    Sou filho de Joel Patriota, neto de Raimunda Patriota e bisneto de Raimundo Patriota. Meus tio-avôs são os repentistas Dimas, Otacílio e Lourival Patriota, o Louro do Pajeú. Moro no Rio de Janeiro. A família Patriota é muito grande e gostaria de saber os laços de parentesco com sua família. Um abraço.

    Paulo Patriota

    1. silvia patriota dos santos

      olá , fiquei muito feliz ao saber que tenho uma linhagem muito grande por favor gostaria de manter contato eu e meu esposo moramos em são paulo embu das artes um abraço .

    2. Alvinho Patriota

      Olá Paulo, trata-se da mesma família. Somos de Sertânia, todos da clã de poetas, do Dimas, do Otacílio, do Lourival…

      Registro o grande prazer este nosso contato. Tenho ido ao Rio de Janeiro, a trabalho (temos algumas ações na área jurídica) e gostaria de eventualmente lhe conhecer, e aos demais familiares, pessoalmente.

      Nosso e-mail do blog é: blogdealvinho@hotmail.com

      Abraços,

  4. Chico Elizeu

    Alvinho, é muito bonito ver uma família numerosa, minha família tambem é, somos 11 irmãos, todos nascido em Custódia, sou muito amigo de Gonzaga, estive com ele em Serra Talhada no encontro de suplentes de vereadores; não tenho tambem meus pais, lembro com tristeza quando você socorria sua mãe muito doente, que veio a falecer no campo de aviação de Custódia, sendo eu o primeiro a chegar, foi um momento muito angustiante para todos, fiquei telefonando para Recife, cancelando a UTI móvel que ja esperava no Aeroporto dos Guararapes, pois seus pais como os meus, onde estiverem tem muito orgulho das nossas famílias, abraços a todos seus familiares.

    1. Alvinho

      Oi Chico, nunca mais nos vimos! É verdade, naquela tarde triste – 07 de agosto de 1992 – quando pousamos aí em Custódia, Dona Elisa já não mais estava conosco, só o corpo. Foi você que nos deu toda assistência. Somos gratos, Chico. Sim, dê notícias, agora você sabe como me encontrar.

      Abraços e mais uma vez obrigado pela sua solidariedade..

      Alvinho Patriota

  5. teresinha patriota

    Alvinho,voce ficou encarregado de comunicar não só a mãe do falecimento de pai e sim a todos nós, voce me fez lembrar de Fátima em Custódia contando tanta estoria para me contar do falecimento de Arideirson, e eu me desesperei, gritei e agora não seguro as lágrimas.Tiro o chapéu para ela que é uma fortaleza, e tudo que voce falou eu assino em baixo meu irmão.

  6. Fátima Patriota

    Oi Alvinho!

    Este foi mais um dos presentes que ganhei. Neste final de tarde, ao acessar seu blogo, vi a foto de D. Elisa. Aquela foto que levei-a ao “foto Paráná”, próximo ao canal, (ainda existe?), mandei fazer uma para cada filho. Ela fêz a dedicatória no verso, e todos nós a exibimos na sala principal de nossos lares. Qto a foto com os irmãos, na comemoração dos meus 50 anos, vale salientar que, faltando 15 dias pro meu aniversário, meu filho Pedro Eduardo perguntou o que eu queria ganhar de presente… respondi que queria reunir minha família. Fui agraciada com todos os irmãos, sobrinhos, filhos de sobrinhos, netos de sobrinhos, amado, amigos, porque não dizer que os únicos ausentes são os que moram fora do país. Existe presente melhor. Agradeço a Deus por ter escolhido essa família para que eu fizesse parte dela. Amo todos vocês.
    Bj.grande

    Fátima.

  7. Fátima Patriota

    Foi mais um grande presente que recebi hoje, neste final de tarde, a exemplo de milhares que já recebi em minha vida (meus filhos, meu neto, meus irmãos, cunhados, sobrinhos, primos, amigos, etc, etc, etc), foi, ao acessar seu blog, Alvinho, ver a foto de D. Elisa, (aquela que tive a felicidade de presentear todos os meus irmãos com a foto dela, linda, linda…), bem como a foto qdo juntos comemoramos meus 50 anos. Isso me faz lembar que, faltava 15 dias pro meu aniversário, e meu filho Pedro Eduardo perguntou o que eu gostaria de ganhar no meu aniversário. Respondi que queria reunir minha família. De fato, em 15 dias, recebi o nmelhor presente de aniversário, vocês: irmãos, sobrinhos, filhos de sobrinhos, netos de sobrinhos, cunhados, amigos, amado, enfim, renasci naquele dia, mais feliz ainda. Agradeço sempre a Deus por ter me dado a graça de fazer parte dessa família que amo tanto. Bjs.

    Fátima

  8. Kelly Carpi

    Oi tio Alvinho e tio Geraldo, obrigada por ter me dado a oportunidade de ler a sua coluna e vivenciar um pouco mais da minha vo Eliza e meu avo que infelizmente nao tive o prazer de conhecer.
    Lendo essa estoria me fez entender porque o meu pai e um homem tao honesto e tambem por ele ter escolhido a minha mae Avelina para ser a sua companheira de vida, pois eles para mim foram e sao uma exemplo vivo de sabedoria, luta, amor e fe.
    Beijos grandes e amo voces.
    Kelly.

    1. Alvinho

      Ei Kelly, que saudade… Qualquer dia desse vamos nos encontrar, ok? Da próxima vez que vocês vierem ao Brasil, vamos tentar juntar o maior número de irmãos, tios, cunhados, etc. Sugiro Petrolina, lugar onde está a maior parte da família.

      Beijos

      Alvinho

  9. LINDA HISTÓRIA

    Caro parlamentar Alvinho Patriota:

    Por ocasião da entrega de títulos de cidadãos, o ano passado, eu ouvir o sr. contar essa história no plenário da Câmara Municipal de Salgueiro. Confesso que essa história me deixou comovido e me fez lembrar meu pai, Luiz Monteiro. Gostaria que o companheiro blogueiro permitisse para que eu postasse essa linda matéria no Palavras do Sertão.

    Wilson Monteiro

    1. Alvinho

      Ora, Wilson!

      Você já tem autorização de postar qualquer matéria deste Blog. Aliás, qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que cite a fonte. Eu é que agradeço.

      Abraços

      Alvinho

  10. GERALVINHO PATRIOTA

    ALVINHO, PARABÉNS PELA INICIATIVA DE PUBLICAR A ESTÓRIA E AS FOTOS SUPRA. estória como você costuma contar, a exemplo daquela que alguém teria dito que…”conversando com nossa matriarca, perguntou-lhe: quantos filhos dona Eliza?, ela teria respondido, 18. E quantos vivos? – só um, GONZAGA! KA, KA, KA. Eu também não somente sou, mais estou vivinho, trabalhando a essa hora da madrugada para honrar nossos compromissos…Foi assim que nossos pais nos criaram. Graças à Deus, vivo muito bem no dia-a-dia e também durmo tranquilamente a noite toda, graças ao dever cumprido…”

    1. EDILSON BEZERRA PATRIOTA

      OI BOA NOITE, QUE LEGAL, EU SINTO EM FAZER PARTE DESTA MARAVILHOSA FAMILIA PATRIOTA. ESSE PATRIMÔNIO SERÁ ETERNO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS E FUTURAS,HOJE TODOS OS PATRIOTAS ESTÃO SE CONHECENDO ATRAVES DO ORKUT, FACEBOCK E OUTROS, AMANHÃ NÃO SERÁ DIFERENTE, POIS EU TAMBEM SOU PATRIOTA E DE SERTÂNIA AQUELE CIDADE MARAVILHOSA, VALEU ALVINO A SUA MENSAGEM, ELA SERÁ LEMBRADA PARA OS QUE SE VÃO E PARA OS QUE FICA. UM GRANDE ABRAÇO.DIGA A GONZAGA QUANDO VIER EM PAULO AFONSO QUE ESTIVER COM EFIGENIO, MIM PROCURE.
      UM GRANDE ABRAÇO

    2. GABY PATRIOTA

      Oi Tio Alvinho!!!

      Muito bacana ler seus emocionantes relatos. Saudades de vovó Elisa!!! Estou acompanhando seu trabalho pelo Blog daqui de Genebra!!! Viva a tecnolgia!!! Estamos esperano uma visita. Saudades! Beijos em tia Socorro, Lucianna, Anna Paula, Sérgio e nas 7 netas!!! Uau!!! Amo vcs!!