Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Novos vereadores

O Senado Federal, na última quarta-feira, 06 de maio, deu mais um passo em favor dos suplentes de vereadores de todo país, que deverão assumir em breve os seus mandatos. A polêmica em torno da matéria vem se arrastando há bastante tempo, porque o Presidente da Câmara dos Deputados, ainda na gestão passada, deixou de promulgar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), aumentando o número de vereadores e reduzindo os repasses de duodécimos às Câmaras.

No que tange ao alinhamento quantitativo de vagas, não há mais polêmica, esta, no entanto, persiste quanto à redução dos valores dos legislativos municipais, justamente a matéria aprovada agora na Comissão de Justiça, que irá ao Plenário em breve.

Pelas novas regras, o repasse à Câmara de Salgueiro e demais dos municípios que possuam população até 100 mil habitantes, haverá uma redução de 8 para 7% da receita.

Veja o quadro abaixo:

09052009-002

Salgueiro passará de 10 para 15 vereadores, assumindo, imediatamente à promulgação da emenda constitucional, salvo engano, os seguintes suplentes: Dr. Inácio, Augusto Matias, Alba, Júnior Bobina e Auremar.

Daí poderá surgir uma pergunta, a Câmara de Salgueiro suportará as novas despesas, sem redução dos atuais subsídios, já que o executivo não mandará maior repasse, ao contrário, menor percentual (antes 8 e agora 7%)? Acredito que sim, pois na gestão passada, quando estive à frente daquela Casa, como presidente, investi quase um milhão de reais em dois anos, com a construção do anexo e da séde (esta ficou para ser concluída, mas com verba garantida e depositada no banco), devolução à prefeitura de 200 mil reais, modernização do legislativo etc.

Vamos aguardar o próximo capítulo…

Um comentário sobre “Novos vereadores

  1. Chicão

    não vejo benefício algum em aumentar o número de vereadores de 10 para 15, sendo que a minoria é realmente atuante, a grande maioria vai à câmara apenas cumprir mandato e ganhar seu dinheiro, não fazendo absolutamente nada em pro da população, e alguns não entendem praticamente nada de política e se metem no meio apenas por o dinheiro fácil que lá ganham.