Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rádio Vida FM é censurada na Estação do Forró

censuraEmissora de rádio comunitária com relevantes serviços prestados para a população salgueirense durante longos anos, a Vida FM 104.9 MHz, da ONG Rancho Verde Vida, foi censurada na noite desta terça-feira (28) na Estação do Forró. Os comunicadores da rádio estão indignados com a atitude mesquinha e arbitrária tomada por a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janny Cléa, que exigiu a retirada do palco do locutor Ítalo Fábio da Silva, recém integrado a equipe de colaboradores da Vida FM.

– Ontem ao subir no palco, convidado pelo cantor Flávio José, infelizmente uma pessoa da prefeitura, eu sei que não é o Cantarelli, que é muito gente boa, eu sei que não é o Marcos, que também é muito gente boa, mas eu sei que o nome da pessoa é Janny, pediu para que eu me retirasse do palco. Eu não sei o que você é Janny, mas você é simplesmente secretária, você tem poder dentro de uma sala com a caneta e o papel – disparou Ítalo na rádio Vida FM agora a pouco.

O comunicador disse em entrevista na rádio na manhã desta quarta-feira (29) que foi convidado a subir no palco pelo cantor Flávio José, mas não teve o direito de permanecer porque a referida secretária municipal e outras pessoas da prefeitura chamaram inclusive a polícia para retirá-lo do palco. Segundo Ítalo na segunda-feira a rádio já havia sofrido uma tentativa de censura, mas o cantor da banda Gaviões do Forró impediu a arbitrariedade, dizendo que manda no show dele. O locutor comparou o ato com a censura sofrida durante a Ditadura Militar.

– Hoje eu estou enlutado, porque ontem a gente reviveu aqueles tempos de 1940, 1935, quando havia censura (…). Isso é censura, é a forma mais cruel, é crime. Um ato de tentar suprimir divulgação de quem quer que seja é crime. Teve outro rapaz que tentou me agredir, infelizmente não consegui saber o nome dele – criticou o jovem comunicador. O programador da rádio, Érik Silva, reforçou a denúncia, demonstrando também muita tristeza com o ocorrido. Os membros da rádio ressaltaram que estavam devidamente identificados com a farda da emissora, mas sofreram preconceito.

Só para refrescar a memória dos funcionários da prefeitura, que participaram desse ato inaceitável, as festas que estão acontecendo na Estação do Forró estão sendo pagas com o dinheiro de todos os cidadãos salgueirenses, inclusive dos locutores da rádio barrada. O palco da Estação do Forró não deve ser usado apenas para promover propaganda antecipada do prefeito e do seu vice-prefeito. Isso é promoção pessoal. A censura é coisa do passado, não podemos voltar aos tempos da Ditadura Militar. Vale lembrar que a Vida FM, apesar de não está recebendo patrocínio, como as outras emissoras de rádio da cidade, vinha divulgando gratuitamente todos os dias a programação do São João de Salgueiro. Em troca receberam a censura.

Por Chico Gomes

11 comentários sobre “Rádio Vida FM é censurada na Estação do Forró

  1. LARA

    Meus amigos, mas foi tudo com AMOR…..
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse povo da prefeitura pensa que a gente e bobo, nunca vi tanta arogancia num povo só.
    VIA A LIBERDADE DE IMPRENSA!
    FORA A DITADURA….
    eu ja ouvi na rua dizer que o cara era feioso e tava mal vestido por isso que tiraram ele de lá. É lamentavel isso, mas fazer o que nê.
    Meu amigo vc faz assim próxima eleição da um voto contra tudo isso que ta ai.
    LIBERDADE!!!!
    LIBERDADE!!!!

  2. Sandro Janmmis

    O problema é que Salgueiro e Petrolina entre outras terras com cheio de coronel, fazem lembrar a era de ACM, na Bahia, que mandou dar emissora de radio e tv a todo mundo, empresarios e subpolíticos do interior. Dizem ser comunitária, mas só se for noutro planeta. Ai entra o jornalismo de fachada e da PICARETAGEM, que aliás sou contra. Político nenhum devia ser dono de meio de comunicação. Essa malandragem é formatada no paraíso chamado Brasília. E nunca vai ter conserto. Ai dá no que dá.

    1. Antonio Mateus

      Concordo com o comentário de Sandro. Rádio comunitária ou não nas mãos dos políticos vira o que a Vida FM e outra pelo BRasil e mundo, é.

  3. Zé Mário

    Não tem nada de ridículo e nem de censura. Eu estava perto e vi tudo. Lamentável é que o proprietário uma emissora de comunicação contrate um cara inexperiente e grosseiro para cobrir um evento importante em estado de embriagues, sujo, mal vestido e de sandália com os pés sujos. Que profissioanalismo é esse? Garanto e provo que vi de perto ele falando em cima e pedindo Cds aos artistas que demostararam desconfoirtável. Dizia que era produtor, que era Mussão e que já foi namorado de uma das integrantes do Clã Brasil. E o pior: como ele é folgadinho entrava nos camirins e comia o lanche dos artistas, sem autorização. Nem um artista o autorizou que ele subisse no palco. O produtor dos artista negou isso a ele, pois nenhum outro profissional da imprensa fez isso. O jovem que se diz repórter nem carteira de radialista mostrou. E mais: esse rapaz não estava com credencial. Enfim, é muito surrealismo para a imprensa que temos hoje contar com profissional com esse caráter duvidoso. Agora, falar em censura é emoção barata. Ouvir aqui resíduos de Ditadura Militar é de fazer chorar mesmo. Mais uma sugestão: é só a emissora contratar profissionais qualificados e éticos. Isso não é um artigo, é uma avalização precipatada e sem nexo e sem coerência. É apelo político e tiro no escuro. Esse rapaz precisa de tratamento e ganhar oportunidade no mercado com seriedade.

  4. Alex Rocha

    A única resposta a ser dada a esse povo é não votar neles em 2012. Al~em de incompetentes estão desesperadoe pq sabem que não tem jeito, em 2012 é alvinho patriota para prefeito.

    eta gente baixa!

  5. Antonio Mateus

    O texto é presunçoso e tendencioso. Tudo bem que é um blog. Mas alvinho deveria ter mais cuidado com o que é colocado nele. No passar dos anos, criou-se a incrível idéia de que podia se falar tudo nos blogs. E pode. Mas com responsabilidade social.
    Conheço a Janny e nunca presenciei algum ato que pudesse identificá-la como arrogante ou coisa do tipo. A Janny é secretária. E as atribuições que ela tem não vão apenas para uma sala e em papel e caneta. No mínimo, e digo no mínimo, essa história está faltando alguns capítulos, ou distorcida.
    Só para refrescar a memória, a prefeitura é um órgão público. A festa também. Mas o fato de ser público não quer dizer que a população pode fazer o que bem entender. Vivemos em uma sociedade organizada. Necessitamos de leis, de pessoas para por em prática. De pessoas que administrem o município, estado e país.
    Bom, e o fato de divulgar as ações da prefeitura isto não quer dizer que é uma propaganda política antecipada. O fato de ser candidato, dr. marcones e cacau não podem mais falar em público? Então alvinho também deve tirar o blog do ar, só assim vai deixar de falar em público.
    E o mais engraçado: criticar pq n recebe nada da prefeitura. Se não foi crítica, foi ciúmes ou qualquer coisa. Meu caro e excelentíssimo alvinho, me explique qual é o papel da rádio comunitária?
    Ao meu entender é informar, educar, apresentar a cultura popular, a participação ativa das pessoas da comunidade e de representantes de movimentos sociais, em exercício da cidadania, representando um canal aberto à liberdade de expressão, independentemente de suas convicções políticas, credos religiosos, escolaridade, qualidade de voz. Ou seja, São João, Carnaval, direito de resposta de Janny e o que for, a rádio tem de abrir as portas.
    O espaço deve ser aberto para a secretária Janny, para ela dizer a versão do que aconteceu.

  6. Silvio Cesar

    ESSA SENHORA É MUITO ARROGANTE SE ACHA MUITA COISA NÃO SABE QUE VAMOS TODOS PRO MESMO LUGAR.(TALVEZ ELA NÃO)

  7. ana

    É RIDICULA A ATITUDE DE CERTOS MEMBROS DA PREFEITURA DA NOSSA CIDADE,DEVERIAM LEMBRAR QUE A PREFEITURA NÃO BANCA AS FESTIVIDADES DA NOSSA CIDADE SOZINHA E QUE ELES NÃO SÃO DONOS DA CIDADE MUITO MENOS DA PREFEITURA.É VERGONHOSO PRESENCIAR E NOTIFICAR TAIS FATOS.QUE IMAGEM OS VISITANTES LEVAM DA NOSSA CIDADE.
    O TEMPO DO CORONELISMO JA PASSOU…MAS AQUI ULTIMAMENTE TEM VOLTADO VERGONHOSAMENTE.
    SAUDADES DO TEMPO DA PREFEITA CREUSA.