Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Programa Socioambiental é realizado em Ibó-PE e Ibó-BA

images3Uma equipe multidisciplinar do Programa de Gestão Ambiental de Pontes em Rodovias Federais (GPONTES) estará na próxima sexta-feira (12) nos distritos de Ibó-BA e Ibó-BA, para a terceira e última edição da campanha presencial do “Programa de Educação e Comunicação Socioambiental” relacionado à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na BR 116. As duas primeiras campanhas foram realizadas nos meses de abril e agosto, quando o grupo trabalhou com moradores, professores e estudantes por meio de reuniões e oficinas, distribuindo cartilhas educativas, fazendo apresentações multimídias e teatros de fantasias e fantoches.

Nesta terceira edição da campanha três educadores e uma orientadora pedagógica acompanharão os professores das escolas participantes. Em Ibó-BA participam as escolas municipais Coronel João Bernades e São José, bem como a escola estadual Josefina Gomes de Araújo. Escola Municipal Sinfrônio Joaquim do Nascimento faz parte do programa em Ibó-PE. A idéia é trabalhar a transversalidade da educação socioambiental em cada disciplina, além de estimular a criatividade na interação com os estudantes. O efeito desse trabalho poderá ser conferido nas feiras socioambientais que serão reelizadas nas escolas, abertas para toda a população. Ocasião que os estudantes exibirão o que aprenderam ao longo das atividades do programa.

A Feira Socioambiental encerra o ciclo presencial da equipe GPONTES nos dois distritos, mas garante a continuidade do trabalho de sensibilização e mobilização socioambiental através dos professores, estudantes e moradores, que serão agentes multiplicadores das práticas e ações do projeto.

Realizado numa parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa envolve prefeituras municipais, escolas públicas e construtoras responsáveis pelas obras. Coordenada pela professora da UFPR, Márcia de Andrade Pereira, a ação já passou pelos estados do Pará, Tocantins, Ceará, Roraima, Mato Grosso do Sul e São Paulo. (Com informações da Assessoria de Comunicação da GPONTES)

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes