Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Univasf reúne professores e alunos do Campus Salgueiro para falar sobre contingenciamento orçamentário

Integrantes da comunidade acadêmica do Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se reuniram com a Reitoria terça-feira, 23, para tratar das medidas administrativas adotadas em decorrência do contingenciamento orçamentário do Ministério da Educação (MEC).

Inicialmente, a Reitoria apresentou um panorama da atual situação financeira da universidade e expôs as principais medidas adotadas pela instituição para garantir o funcionamento das atividades letivas de graduação e pós-graduação.

O reitor Julianeli Tolentino informou que, em conjunto com outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está agindo para tentar reverter o quadro de bloqueio orçamentário da Univasf e outras universidades.

Ele citou visitas ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF, e encontros com o ministro Abraham Weintraub e o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa, para narrar a atual situação da universidade e o histórico de atuação da Univasf ao longo dos seus 15 anos de funcionamento.

Num segundo momento, professores do curso de Engenharia de Produção falaram sobre as dificuldades que enfrentam com relação à obtenção de transportes para os alunos participarem de atividades acadêmicas fora da cidade. O discente Ricardo Gabhryel Vieira lembrou que teve contratempo ao tentar frequentar um simpósio realizado em Juazeiro-BA.

A estudante Yasmin Orozimbo disse que os impactos do bloqueio não prejudicaram muito o Campus Salgueiro, mas atingem a assistência estudantil. “Quem veio de fora está sentindo um pouco com a questão dos auxílios, que antes eram mais acessíveis. Quem precisa de transporte, moradia e alimentação, está tendo um gasto maior”, destacou.  

Realizado na Fachusc, onde o campus funciona provisoriamente, o encontro integra uma série de reuniões descentralizadas para proporcionar diálogos entre a Reitoria e a comunidade acadêmica sobre os impactos do bloqueio orçamentário e as ações que visam garantir a continuidade das atividades letivas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota