Arcoverde ganhou nessa segunda-feira, 2, o primeiro Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro de Internação Provisória (Case/Cenip) voltado ao público feminino do interior de Pernambuco. A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) reinaugurou a unidade, que antes atendia jovens do sexo masculino.
A alteração faz parte de um reordenamento das unidades da Funase, permitindo que as reeducandas tenham mais contato com seus familiares e com a cultura regional. Até então o órgão só tinha três unidades dedicadas ao público feminino, todas na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Na unidade inaugurada em Arcoverde podem ser internadas até 15 adolescentes, que terão contato mais próximo com seus familiares do interior, evitando viagens para a RMR. “A chegada dessa unidade no interior significa, mais do que qualquer coisa, inclusão. Nós tínhamos meninas que percorriam 800km para o cumprimento de suas medidas, longe de suas famílias e de suas raízes. Agora não será mais assim”, comentou a presidente da Funase, Raissa Braga, durante a inauguração do Case/Cenip.
Da redação do Blog Alvinho Patriota