O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou nessa segunda-feira, 23, o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1° turno das eleições municipais, que ocorre no dia 6 de outubro. No procedimento são inseridos nos equipamentos dados do eleitorado e dos candidatos. A ação segue até 1° de outubro em todos os 18 polos eleitorais de Pernambuco.
A preparação das urnas acontece em todo o Brasil, conforme o calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse primeiro dia de trabalho em Pernambuco, mais da metade das zonas eleitorais de Pernambuco concluíram a geração das mídias para o TRE-PE inserir nas urnas.
Após receberem os dados, cada equipamento é testado para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento, como o visor, teclado, impressora, leitor biométrico e notificações sonoras. Em seguida a urna é lacrada e devidamente identificada, com nomes do município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral. Depois de lacrada a urna não passa por nenhuma outra operação antes do dia do pleito.
Da redação do Blog Alvinho Patriota