Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trabalhos de duas escolas de Salgueiro se destacam na Feira Ciência Jovem

Projetos de escolas localizadas em Salgueiro ganharam destaque na 26ª Ciência Jovem, encerrada nessa sexta-feira, 13. O trabalho “Interação etnobotânica na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”, apresentado pela EREM Aura Sampaio Parente Muniz, ficou em 1ᵒ lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico. Já o projeto “Nutricem”, da EREMSAL, venceu no Voto Popular.

A professora Daniela Tabita, orientadora do trabalho da EREMSAL, expressou o sentimento de ganhar destaque num evento de abrangência internacional como a Ciência Jovem. “Foi uma experiência maravilhosa! Mesmo com a pandemia e a realização da edição de 2020 ter ocorrido de forma virtual, o evento manteve o seu principal objetivo que é fomentar a ciência e a troca de experiências entre os estudantes. Foi nítida a emoção das nossas alunas que participaram da feira e com certeza muitos aprendizados serão levados na nossa bagagem”, comentou.

Outros 10 trabalhos de escolas de Salgueiro e região foram apresentados no evento este ano, o que evidencia o crescimento da pesquisa científica nas unidades escolares da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Central. Os projetos foram apresentados virtualmente, devido à pandemia, através da plataforma Minha Sala. Além disso, vídeos foram publicados no canal da Ciência Jovem no YouTube para votação popular. Os que tiveram maiores visualizações foram premiados.

Estudantes e professores salgueirenses que fizeram os trabalhos premiados receberão troféus, medalhas e se credenciaram para apresentação em eventos internacionais. O projeto da EREMSAL ganhou credencial para o “III Encuentro Latino Americano de Jovenes e Investigadores”, no Panamá ou o MCTEA, em Abeatetuba-PA. O da EREM Aura Sampaio pode participar do “ESI Mundial”, no México.

Da redação do Blog Alvinho Patriota