Realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol chegou ao fim nesse domingo, 13, com o time feminino de Conceição das Crioulas, distrito de Salgueiro, levantando a taça na modalidade feminina. A equipe venceu o time de Mirandiba na final, por 3 a 0, e sagrou-se campeã da competição. O jogo aconteceu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A atleta Dandara Mendes, que fez dois gols na final, comemorou. “Essa vitória representa o primeiro passo de um sonho. Eu, hoje com 23 anos, achava que nunca ia alcançar uma vitória ou ia chegar a competir em um estádio como esse. Essa vitória reacendeu a vontade de continuar e agora conquistar o campeonato nacional, trazendo o título para o nosso Estado”, declarou, se referindo à classificação para a 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, que ocorre entre os dias 9 e 15 de dezembro no Rio de Janeiro.
Já entre os times masculinos, outra equipe do Sertão foi campeã. O time Buenos Aires, de Custódia enfrentou o São Lourenço, de Goiana, e mostrou superioridade, vencendo o confronto por 1 a 0. A equipe sertaneja conquistou o ouro e celebrou o título com muita vibração. “Jogar em uma arena da Copa do Mundo como essa era o sonho de muitos, e hoje realizamos esse desejo. Estamos extremamente felizes com a vitória e orgulhosos por representar bem Pernambuco no Rio de Janeiro”, comentou o atleta Marcos Leandro.
O torneio estadual, iniciado no dia 21 de setembro com a fase de grupos, teve a participação de 22 equipes masculinas e quatro femininas, de diversas comunidades quilombolas pernambucanas. Os dois times campeões vão representar Pernambuco na copa nacional, no Rio de Janeiro.
Da redação do Blog Alvinho Patriota