Sob ameaças de Donald Trump, Elon Musk anuncia criação do “Partido América” nos Estados Unidos

Bilionário promete “devolver a liberdade” aos americanos após enquete no X mostrar apoio de 65% de internautas.

Imagem: Reprodução

O empresário Elon Musk surpreendeu – embora já houvesse sinalizado isso se o “Grande e Belo Projeto de Lei” de Trump fosse aprovado pelo congresso – o cenário político americano ao anunciar, neste sábado (5), a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. Batizado de “Partido América”, a iniciativa foi revelada através de uma postagem na rede social X, de propriedade do próprio bilionário, e promete “devolver a liberdade” aos cidadãos americanos.

A decisão de Musk foi precedida por uma enquete publicada no dia 4 de julho, data que marca a independência dos Estados Unidos. Quando questionados sobre o interesse na criação de um novo partido, 65% de internautas votaram favoravelmente à sugestão, demonstrando um apoio significativo à ideia do empresário.

Em sua declaração oficial, Musk criticou duramente o sistema político atual, afirmando que “quando se trata de falir nosso país com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, e não uma democracia”. O empresário justificou a criação do partido como uma resposta necessária para combater o que considera uma falha estrutural do sistema bipartidário tradicional.

Questionado por internautas sobre o cronograma de lançamento do partido, se seria para as eleições intermediárias ou para as presidenciais de 2028, Musk foi direto em sua resposta: “no ano que vem”. A declaração indica que o Partido América pode estar presente já nas eleições de meio de mandato de 2026, que elegem membros do Congresso e governadores.

O anúncio ocorre em meio a uma nova fase de tensões entre Musk e o presidente Donald Trump. Recentemente, Trump chegou a sugerir que poderia “dar uma olhada” na possibilidade de deportação do empresário, em uma escalada das divergências que haviam sido temporariamente suspensas após conflitos públicos anteriores envolvendo projetos de lei do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima