Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sem vetos, Bolsonaro sanciona flexibilização da Lei de Improbidade Administrativa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, sem vetos, o projeto que flexibiliza a lei de improbidade administrativa. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 26, no Diário oficial da União. O texto institui que “o mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa”. Ou seja, com a mudança, agentes públicos serão condenados pelo crime de improbidade apenas quando comprovada a intenção, “a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito”. Anteriormente, o presidente já havia sinalizado apoio à matéria, afirmando que a mudança “ajudaria bastante” os gestores.

“Se quiser contratar, tiver que contratar, três, quatro caras para te ajudar na burocracia, acaba com o orçamento do teu município. Estamos facilitando bastante e não pode partir do princípio que o prefeito está com má fé”, falou, em referência a proposta. Outro apoiador da matéria é o presidente da Câmara, Arthur Lira, que considera a flexibilização um avanço. “Vamos assegurar ao bom gestor a retaguarda para que ele possa ajudar o País na sua honrosa missão, sem estar vulnerável por conta de leis que são feitas para criar dúvidas e não para reforçar certezas. É com segurança que se faz o futuro”, disse durante votação na Casa. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em 6 de outubro, com 287 votos a favor e 133 contrários.

Fonte: Jovem Pan

Um comentário sobre “Sem vetos, Bolsonaro sanciona flexibilização da Lei de Improbidade Administrativa

  1. DALVES

    Nada melhor para BLINDAR os desadministradores do nosso Pais, blindagem pura para os maus administradores, a tal da ficha limpa já era!; nos brasileiros deveremos no ano de 2022 deveremos sem rancor e independente de ideologias julgar os já conhecidos maus administradores, basta de ideologias fantasiosas!
    Se não fizermos o dever correto nessas horas, continuaremos vendo os desmandos