Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Secretaria de Saúde de Salgueiro implementa novo serviço para diagnóstico de Hipertensão Arterial

Vinte Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salgueiro começaram a ofertar um novo serviço para diagnóstico preciso de Hipertensão Arterial. Os postos de saúde agora contam com o método de Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA), serviço que só é ofertado na rede pública em outras três cidades brasileiras. Trata-se de um esquema para fazer o monitoramento da pressão do paciente fora do consultório, por um longo período.

Segundo informações do Diario de Pernambuco, pessoas treinadas, seja paciente, profissional ou qualquer outra pessoa interessada no processo, receberão um equipamento pronto para uso e farão os exames por um período de cinco dias. Elas vão monitorar a pressão arterial, com medições em horários estabelecidos pelo protocolo, no ambiente domiciliar.

Após o prazo definido, os responsáveis pelos exames devolvem o aparelho para a UBS, que transmite os dados para a plataforma TeleMRPA. As informações são processadas e analisadas posteriormente pelo cardiologista, que dará o diagnóstico ao paciente. Esse método, segundo o cardiologista Elder Gil, responsável pelos laudos dos exames de MRPA em Salgueiro, é mais eficaz que o convencional.

“Nos próximos dois anos, teremos um panorama da prevalência de Hipertensão Arterial, bem como dos seus fenótipos (Hipertensão do Avental Branco, Hipertensão Mascarada e Normotensão) no município. O uso da MRPA na rotina do médico da família melhorará a adesão medicamentosa e aumentará as taxas de controle da pressão arterial, além de possibilitar uma melhor verificação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo”, disse, em entrevista ao Diario de Pernambuco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota