Salgueiro sedia assembleia para instituição de Comitê Técnico de Água e Esgoto do Sertão

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra-PE) realizou nessa segunda-feira, 27, no auditório do Hotel Imperador, em Salgueiro, uma assembleia extraordinária da Microrregião de Água e Esgoto do Sertão para instituir o Comitê Técnico do Sertão. O encontro teve participação da secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa; o presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota; o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá; e representantes dos outros municípios que compõem a Microrregião.

Em conformidade com o Marco do Saneamento, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, criou duas Microrregiões de Água e Esgoto. Uma abrange os sertões Central, do Araripe e do Vale do São Francisco e a outra a Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e o Sertão do Pajeú. Na reunião, Fernandha destacou que Pernambuco foi o primeiro estado “a regulamentar a forma de gerir água e esgoto com o principal foco de garantir a universalização da água até 2033 e atingir também 90% de cobertura em esgotamento sanitário nesse tempo”.

Na ocasião foram eleitos representantes de governança para compor o Comitê Técnico, responsável por organizar, planejar e executar as ações de interesse comum na região. O Governo de Pernambuco indicou Simone Rosa, Clayton Araújo e Artur Paiva, enquanto os municípios entraram em consenso para a escolha de Natan Santa Cruz (Afrânio), Vagner da Conceição (Cabrobó), Valman Rivas (Lagoa Grande), Sidney Ka-rais Pereira (Granito), Pedro da Silva Pimentel (Santa Cruz), João Paulo Oliveira (Ipubi), Marcelo Sá (Salgueiro) e Edésio Marques (Araripina).

Fazem parte da Microrregião do Sertão os municípios de Afrânio, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

Da redação do Blog Alvinho Patriota