O conserto de um dessalinizador, executado recentemente pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS), restabeleceu o abastecimento de água para a comunidade do Sítio Paula, no distrito de Conceição das Crioulas, em Salgueiro. Depois de passar cerca de 2 anos quebrado e sem funcionar, o equipamento abastece cerca de 130 famílias, a maioria de origem quilombola e indígena.
“Nós, o Governo do Estado, consertamos o dessalinizador e o devolvemos à comunidade. Em contrapartida, o município providencia um operador, para atuar na distribuição da água para a população e cobre ainda os custos gerados pela operação com energia elétrica”, explicou o gerente geral de Obras de Saneamento da Secretaria de Recursos Hídricos, José de Assis.
Sem o funcionamento do dessalinizador, a comunidade do Sítio Paula estava sendo abastecida por caminhões-pipas, que não entregavam água suficiente para suprir as necessidades de todas as famílias locais. Agora, com a possibilidade de uso do poço, que tem vazão de 10 mil litros por hora, os moradores têm acesso a água gratuita, apta para o consumo, com limite de sete baldes de 18 litros por família, a cada dois dias. Essa ação teve a contribuição do vereador Emmanuel Sampaio, que levou a reivindicação do Sítio Paula para Recife.
De acordo com a SRHS, esse trabalho de recuperação de dessalinizadores em comunidades rurais vem sendo feito atualmente através de um contrato com uma empresa terceirizada, que prevê a manutenção de 255 equipamentos já instalados em poços e implementação de 50 novos. Só este ano já foram recuperados e colocados em funcionamento 164 dessalinizadores e 16 novos foram instalados.
Da redação do Blog Alvinho Patriota